Objetivos e público alvo
Desenvolver atividades de monitoramento e reflorestamento do território, tanto na Aldeia Gapgir (RO), como em Pacarana (MT). Também se pretende capacitar os indígenas sobre seus direitos e na questão do usufruto das riquezas naturais do nosso território.
Contexto
Pela urgência que temos de monitorar e proteger nosso território e nossos direitos, já vínhamos fazendo reuniões na comunidade, buscando estratégias para monitorar esses dois principais territórios do Povo Paiter que se encontram em grandes ameaças de invasores como madeireiros, fazendeiros e garimpeiros. A organização precisa de um barco com urgência para monitorar e denunciar invasões, agressões e violações no território. Foi a estratégia que encontramos para entrar em nosso território e protegê-lo dos madeireiros.
Sobre a Organização
O Coletivo Mulheres do Museu Paiter A Soe foi criado pela demanda de um espaço para trabalho sustentável e de educação política com foco nos Direitos Indígenas. Nossa missão é proporcionar as mulheres a ampliação do espaço de poder e decisão dentro da comunidade por meio de oficinas, trabalhos comunitários, debates sobre direitos, discussão, etnocomunicação entre outros.