Projetos

Observatório Negro

A dimensão Racial na psicologia - Sensibilização e formação para profissionais da psicologia sobre a pessoa negra e suas peculiaridades

Pernambuco

Objetivos e público alvo

Voltado aos profissionais que atuam na rede pública (educação, saúde, segurança pública e assistência social), ofereceria a 30 psicólogos formação com enfoque nas consequências do racismo para a condição psicológica e social das pessoas negras.

Atividades principais

  • Curso de sensiblização e formação
  • Vídeo-debate para disseminação do conteúdo do curso
  • Publicação com artigos dos alunos participantes do curso, com tiragem de 1 mil exemplares

Contexto

A proposição partiu da constatação de uma quase ausência de estudos sobre a questão racial na graduação em Psicologia nas instituições de ensino superior de Pernambuco. O Brasil tem histórico de negação e invisbilização da questão racial; a derrocada do mito da democracia racial ainda não gerou as mudanças necessárias para que o país se torne uma nação verdadeiramente justa e igualitária. Poucas ações se voltam para o cuidado com o atendimento psicológico, a demandas sobre identidade, auto-estima, sofrimento psíquico e situações de violência baseadas no pertencimento racial das pessoas. O racismo no Brasil limita inclusive os espaços de socialização de sofrimentos: a pessoa negra não é motivada a falar de seus sentimentos, ficando em situação de isolamento e muitas vezes adoecimento, como conseqüência da exposição cotidiana ao racismo.

Sobre a organização

Combate o racismo e o sexismo, em defesa dos direitos humanos da população negra, contribuindo com o fortalecimento da identidade de negras e negros como sujeitos políticos, tendo em vista a construção de uma sociedade radicalmente democrática. A organização organiza sua atuação em torno de quatro eixos temáticos: advocacia política e ação psicossocial; pesquisa e socioeducação; articulação política e participação democrática.

Parcerias

Movimento Nacional de Direitos Humanos
Articulação Negra de Pernambuco
Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras
Sindicato dos Servidores Públicos Federais

Resultados

Com o alto número de interessados, a organização decidiu ampliar de 30 para 60 o total de vagas para o curso que, além das aulas, resultou na participação de psicólogos do curso e outros mobilizados pelo coletivo no 1º Encontro Nacional de Psicólogos(as) Negros(as) e Pesquisadores sobre Relações Inter-raciais e Subjetividade no Brasil – 1º PSINEP, ocorrido de 13 a 15 de outubro de 2010, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com participantes de 14 Estados brasileiros. Ainda como desdobramento dos psicólogos que fizeram o curso estão participando da construção do GT de Raça no Conselho Regional de Psicologia–PE.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2008

Valor doado

R$ 24.780,00

Duração

12 meses

Temática principal

Enfrentamento ao racismo

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais