Objetivos e público alvo
O projeto “Feira Sociocultural da Ocupação Mulheres Ocupa” visa fortalecer os laços comunitários e o protagonismo das mulheres na ocupação de Itueta, promovendo capacitações, atividades culturais e a criação de uma Associação de Moradores. O público prioritário são as 47 famílias da ocupação, com foco nas mulheres, jovens, crianças, adultos e idosos.
Contexto
A ocupação de Itueta surgiu em 2016 como resposta à falta de moradia digna após o rompimento da Barragem de Fundão, que impactou a agricultura e a subsistência das famílias. A comunidade, liderada principalmente por mulheres, enfrenta desafios como marginalização, preconceito e falta de acesso a políticas públicas. Os recursos serão essenciais para a formalização da Associação; realização de oficinas de capacitação sobre direitos à moradia, políticas públicas, agroecologia, comunicação não violenta e história das mulheres; promoção de atividades culturais culminando na Feira Sociocultural; fortalecimento dos laços comunitários e visibilidade positiva da ocupação, combatendo estereótipos e promovendo a integração com a comunidade de Itueta e região.
Sobre a Organização
A Ocupação de Itueta é composta por 47 famílias, organizadas em grupos de quatro famílias para facilitar a comunicação e a divisão de tarefas. A liderança é predominantemente feminina, e a comunidade já conquistou melhorias como acesso à água potável, energia elétrica individual e coleta de lixo. A ocupação busca agora formalizar a Associação de Moradores para fortalecer sua organização e luta por direitos.