Quilombo do Cumbe: Associação Quilombola do Cumbe/ Aracati
Ceará
Objetivos e público prioritário
Desenvolver ações que fortaleçam os processos políticos e organizativos dos defensores/as de direitos humanos do quilombo do Cumbe/Aracati, frente aos processos de lutas que, por sua militância, são criminalizados e estão sob ameaças. Neste sentido, realizar uma série de rodas de conversas presenciais sobre formação política, identidade e legislação quilombola, direitos humanos, autodefesa e proteção a lideranças comunitárias e incidência política.
Contexto
O Quilombo do Cumbe está situada no município do Aracati e foi certificado pela Fundação Cultural Palmares em dezembro de 2014. De maioria quilombola, a comunidade é composta de 165 famílias, destas, 111 se autodefinem como quilombolas. Formada por pescadores/as do mangue, agricultores/as, artesãos/ãs e demais ofícios, os quais têm na relação com o território tradicional, seu principal meio de vida. Desde 1996 que os quilombolas pescadores do mangue do Cumbe vêm se organizando para enfrentar as injustiças ambientais, os cercamentos expulsivos e o racismo ambiental. As principais ameaças à nossa segurança como defensor de direitos humanos, são a presença das empresas e empresários que atuam no território.
Sobre a organização
Desde 1996, os quilombolas do Cumbe vêm se organizando para enfrentar e denunciar as violações de direitos ocasionados pelos empreendimentos econômicos que invadiram o território de uso comunitário. Com a criação da Associação em 2012, os quilombolas pescadores/as do mangue do Cumbe, vêm se organizando e desenvolvendo diversas estratégias de lutas políticas para avançar com o processo de fortalecimento da identidade quilombola pesqueira e regularização fundiária do território tradicional.
Linha de Apoio
Edital Defensoras/es de direitos humanos: fortalecendo capacidades para proteção e segurança integral 2022
Ano
2022
Valor doado
R$ 60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos das populações quilombolas e tradicionais