Objetivos e público alvo
O projeto “Voltando às minhas raízes” visa capacitar e articular jovens líderes para promover iniciativas de reconhecimento e valorização de práticas tradicionais e sustentáveis nos manguezais amazônicos. O público prioritário são 40 jovens de 13 comunidades extrativistas do litoral do Pará, com foco no engajamento de mulheres, LGBTQIAPN+ e jovens afroindígenas.
Contexto
O litoral amazônico, que abrange os estados do Pará, Amapá e Maranhão, concentra mais de 80% dos manguezais do Brasil. Esses ecossistemas são essenciais para a subsistência de comunidades tradicionais, mas enfrentam ameaças como mudanças climáticas, desmatamento e conflitos territoriais. Os recursos são essenciais para capacitar e mobilizar jovens no litoral do Pará sobre mudanças climáticas e práticas sustentáveis.
Sobre a Organização
A Rede Cuíra é composta por 13 grupos jovens presentes em 12 Reservas Extrativistas (Resex) e 1 Área de Proteção Ambiental (APA) no Pará. A rede é formada por aproximadamente 60 jovens, majoritariamente negros e afroindígenas, que atuam na defesa dos manguezais e na promoção da sustentabilidade. A organização prioriza a inclusão de mulheres e jovens LGBTQIAPN+ em suas atividades.