Objetivos e público alvo
O projeto visa promover o manejo sustentável do caraipé, árvore essencial para a produção de cerâmica pelas mulheres indígenas do território de Taracuá, na Terra Indígena Alto Rio Negro. O público prioritário são as mulheres ceramistas, que enfrentam a escassez do caraipé devido ao uso intensivo, e a comunidade local, incluindo homens, jovens e conhecedores tradicionais, que participarão do reflorestamento e manejo da espécie.
Contexto
A cerâmica Tukano, produzida por mulheres indígenas, é uma tradição ancestral que depende da casca do caraipé para sua manufatura. No entanto, a escassez dessa árvore no território de Taracuá ameaça a continuidade dessa prática cultural e fonte de renda. O projeto busca reverter essa situação através do manejo sustentável, reflorestamento e incidência política para a proteção do caraipé, conectando a sustentabilidade ambiental com a geração de trabalho digno e a valorização cultural.
Sobre a Organização
A Makira E’ta é uma rede de mulheres indígenas fundada em 2017, com atuação em todo o Amazonas. A organização é liderada por mulheres de diversos povos, como Baniwa, Tukano, Kokama, Kambeba e Arapaso, e conta com a participação de jovens indígenas e assessoria de não indígenas.


























