Objetivos e público alvo
O recurso será usado em três frentes: ampliação da participação das mulheres negras nos espaços de tomada de decisão e representação no estado na Bahia; qualificação das integrantes da Rede em direitos e instrumentos de controle social e participação; Melhoria no espaço da Casa da Mulher Negra, consolidando a amplificação das ações da organização.
Contexto
É certo que a instabilidade financeira afeta diretamente as ações do grupo, visto que as mulheres, na sua maioria, estão desempregadas. Após a pandemia da Covid-19, a situação se agravou ainda mais. A realidade das participantes não é diferente das mulheres negras no país. As mulheres não possuem emprego, ou estão subocupadas onde a renda que não dá conta de atender suas necessidades. Essa situação provoca muita instabilidade obrigando o grupo a buscar saída para evitar o afastamento de suas participantes.
Sobre a Organização
A Rede de Mulheres Negras da Bahia (RMNBA) é uma organização de referência no combate ao racismo, ao machismo e sexismo na Bahia. Foi fundada em 2013, com o principal objetivo de organizar a Marcha de Mulheres Negras de 2015. Atualmente articula coletivos, grupos e instituições de mulheres negras. Tem como missão fortalecer, mobilizar e acolher as organizações de mulheres negras e suas integrantes, visando o empoderamento coletivo.