Projetos

Rede de Mulheres Negras do Paraná

Monitorando e implementando direitos

Paraná

Objetivos e público alvo

O grupo propôs desenvolver campanhas sobre violência institucional e o enfrentamento à discriminação de gênero e raça através de duas frentes de atuação. Uma, formação de lideranças políticas para participação das instâncias de controle social ligadas aos temas correlatos. A outra, produção de mídia virtual e impressa, na forma de campanhas virtuais de divulgação de acesso aos direitos e serviços, em especial aos que se referem à saúde da população negra e saúde da mulher.

Atividades principais

  • Produção de cartilha de bolso com informações sobre direitos e acesso aos serviços públicos e gratuitos
  • Fomentar a implementação de políticas públicas específicas relacionas à saúde integral da população negra

Contexto

As mulheres negras que vivem em situação de vulnerabilidade social dependem dos serviços públicos de seguridade social, em especial os de saúde. Por conta da baixa escolaridade, pouca ou nenhuma qualificação profissional, baixos salários ou desemprego, por um lado têm dificuldade de acesso aos mecanismos de direitos e, por outro, não tem poder de decisão sobre questões ligadas aos cuidados de sua saúde nos espaços de decisão acerca dos serviços públicos.

A participação efetiva e o acompanhamento pelas mulheres negras nos conselhos e fóruns que regem a implementação das políticas públicas no Estado do Paraná ainda é incipiente. Nenhum município implementou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra do Paraná e nenhuma outra organização do movimento negro trabalha essa questão. Dessa forma, a participação dessas mulheres no monitoramento das políticas públicas das quais são usuárias visa assegurar-lhes seus direitos e garantir atendimento equânime nos serviços públicos.

Sobre a organização

A Rede tem como missão promover a ação política de mulheres negras paranaenses no combate ao racismo, sexismo, opressão de classe e lesbofobia, entre outros preconceitos. Reúne mulheres negras e não negras de diversas regiões do Estado com atuação nas áreas de educação, saúde, promoção e defesa de direitos, geração de renda e promoção da igualdade racial.

Entre as principais ações da organização destaca-se a realização dos Seminários Mulheres Negras e Saúde, anualmente, de 2006 a 2010. Também mantém projetos de formação permanente em saúde da mulher e geração de renda; atua em 11 comunidades quilombolas do Paraná; e realiza atividades de reflexão e debate sobre o tema do aborto seguro e legal entre as associadas.

Parcerias

Articulação de Mulheres Negras Brasileiras
Círculo de Juventude Afrodescendente das Américas
Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos
Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra
Red de Salud de las Mujeres de America Latina y Caribe – RSMLAC
Rede Lai Lai Apejo – População Negra e Aids
Rede de Enfrentamento à Violência Contras as Mulheres

Resultados

A atuação concentrou-se em promover capacitação e planejamento e construir materiais de divulgação sobre temas ligados a gênero e raça. Foram quatro oficinas, uma Conferência Estadual e Nacional de Políticas para Mulheres e as seguintes cartilhas elaboradas e/ou lançadas: Cartilha do Projeto “Mulheres da Prevenção” e cartilha Guia Acesso aos Direitos da Mulheres e Populações Negras. A organização identificou a necessidade de elaborar um plano de mídia.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2011

Valor doado

R$ 25 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Enfrentamento ao racismo

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais