Objetivos e público alvo
O projeto visa promover os direitos das trabalhadoras domésticas, com ênfase na Convenção 189 da OIT, que trata do trabalho digno para a categoria. O público prioritário são trabalhadoras domésticas da Paraíba, especialmente mulheres negras e periféricas que enfrentam precarização, violações de direitos e falta de proteção social.
Contexto
As trabalhadoras domésticas enfrentam desafios históricos na garantia de direitos trabalhistas, previdenciários e de organização sindical. O racismo e o machismo agravam as violações no setor, tornando urgente a valorização da profissão e a luta por condições dignas de trabalho e participação social. Os recursos serão utilizados para a realização de formações, mobilização política e ações de comunicação: encontros e oficinas para capacitação de trabalhadoras domésticas em Guarabira, João Pessoa e Campina Grande sobre direitos trabalhistas, Convenção 189 da OIT, proteção social e enfrentamento ao racismo e machismo. Além disso, os recursos serão essenciais para as ações de comunicação com campanhas permanentes nas redes sociais e assessoria de imprensa para ampliar a visibilidade dos direitos das trabalhadoras domésticas.
Sobre a Organização
O Sindicato dos Empregados Domésticos do Estado da Paraíba (SINTRANDER-PB) é uma organização sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos da categoria, lutando por melhores condições de trabalho, a negociação de acordos coletivos, a promoção de formação política e profissional, além da articulação com entidades nacionais e internacionais para fortalecer a luta por justiça social e direitos fundamentais.


























