Objetivos e público alvo
Em 2024, o SEAMBAPE prioriza a formação e a consciência de classe dos trabalhadores plataformizados para fortalecer a sindicalização e a luta por direitos trabalhistas no Brasil. O sindicato alerta para o perigo da falta de consciência de classe diante da expansão desse modelo de negócio, que pode ameaçar conquistas trabalhistas históricas. O objetivo é fortalecer as organizações sindicais para pressionar por uma regulamentação justa para a categoria em todo o país.
Contexto
A polarização imposta pelas empresas de entrega e transporte de passageiros desde 2014 tem fragmentado uma parcela jovem e desinformada da classe trabalhadora brasileira, que acreditou na ilusão de ser o “próprio patrão”. Uma década depois, a realidade de muitos desses trabalhadores é a de jornadas exaustivas, superiores a 12 horas diárias, para garantir sua subsistência imediata. Diante desse cenário, torna-se crucial a luta pela previdência social, pela redução da jornada de trabalho, o aumento dos ganhos mínimos, a criação de incentivos para empregos de qualidade, pelo combate à discriminação, ao racismo e à xenofobia no ambiente de trabalho, pela promoção da negociação coletiva e pela segurança no trabalho, entre outras pautas essenciais para o futuro do trabalho e do emprego no Brasil.
Sobre a Organização
O SEAMBAPE dedica-se incansavelmente à luta, à resistência e à persistência pela garantia dos direitos mínimos de todos os trabalhadores de plataforma em Pernambuco, no Nordeste e em todo o Brasil. De forma estratégica, o SEAMBAPE tem atuado na formação de base e na organização sindical desses trabalhadores em Pernambuco e na região Nordeste, ao mesmo tempo em que implementa um trabalho de incidência política, incorporando as demandas e os discursos da base em suas ações.