Objetivos e público alvo
O projeto fortalece o protagonismo de jovens e mulheres extrativistas da Reserva Chico Mendes na agenda da justiça climática e transição justa nacional e internacional, valorizando saberes locais e diálogo intergeracional. O público-alvo são trabalhadores rurais, jovens, mulheres e idosos.
Contexto
Brasiléia, no Alto Acre, enfrenta aumento do desmatamento, queimadas, degradação de rios e secas prolongadas. Esses impactos comprometem a economia extrativista, a agricultura familiar e modos de vida tradicionais. Nesse contexto, jovens e mulheres estão mais vulneráveis à migração para atividades predatórias ou ilegais. O projeto tem como foco a mobilização territorial dessas pessoas e a defesa de políticas públicas na construção de soluções sustentáveis.
Sobre a Organização
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia (STR) foi fundado em 1975 e defende trabalhadores rurais e do meio ambiente. Possui diretoria diversa, com forte presença de mulheres negras em cargos estratégicos e todas as ações são construídas com a participação direta da comunidade. A organização atua em redes locais, regionais e nacionais como CONTAG, FETACRE, CUT e CNS.


























