Projetos

Sociedade das Bicicletas

Pesquisa da mobilidade nas cidades sede da Copa 2014, tomando como base o estudo de caso do DF: Avaliação do índice de mobilidade de algumas regiões administrativas (RA's) do DF

Distrito Federal

Objetivos e público alvo

Obter dados que fundamentem uma análise crítica dos projetos relacionados à mobilidade que serão implementados nas cidades sede da Copa 2014, tomando como exemplo o Distrito Federal, é o principal objetivo do projeto apoiado. A proposta é denunciar falhas de planejamento e o risco de que seja feito investimento desnecessário em sistemas de transporte já ultrapassados. O grupo pretende indicar diretrizes e ações para a implementação de políticas públicas eficientes e sustentáveis nesse campo.

Atividades principais

  • Levantamento da atual frota de veículos no DF, identificando os veículos destinados ao transporte coletivo;
  • Levantamento d as linhas de ônibus que circulam no DF e Entorno, principalmente os que fazem conexão com a Rodoviária do Plano Piloto de Brasília e as que dão acesso ao Estádio Nacional;
  • Acompanhamento e análise das condições das ciclovias que estão sendo construídas no DF;
  • Pesquisa de opinião sobre as condições do transporte dirigidas com: pedestres; ciclistas; usuários de ônibus, metrô e taxi;
  • Elaboração de um documento/relatório contendo todas as etapas da realização do projeto e apresentando um diagnóstico real e atual das condições do transporte público e não motorizado no DF.

Contexto

No Distrito Federal, a segregação geográfica equivale-se à segregação social. É possível visualizar nitidamente a consolidação do modelo de cidade de exceção que avança no País, tendo como pano de fundo a realização dos megaeventos esportivos, o aumento do poder do capital imobiliário e de diversas violações ao direito à cidade. 

Como em outras cidades do País, está evidente o descaso do Estado com a questão da mobilidade urbana. Na prática, as políticas têm se resumido na construção de novas vias e/ou no alargamento das já existentes. O investimento essencialmente na pavimentação, aliado às facilidades para aquisição de um carro, faz com que as grandes cidades fiquem cada dia mais esgotadas. Poucas são as iniciativas em relação à melhoria do transporte público ou à implantação de sistemas cicloviários de qualidade e acessibilidade universal. 

De acordo com o grupo, é urgente a necessidade de realizar um amplo levantamento sobre como os projetos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade estão alinhados à Política Nacional de Mobilidade Urbana e aos Planos Diretores de Transporte Urbano, obrigatórios para que as cidades acessem recursos federais destinados à melhoria da mobilidade urbana.

Sobre a organização

A Sociedade das Bicicletas nasceu em 2009 com a proposta de multiplicar as vantagens político socioambientais, físicas e mentais do uso da bicicleta como meio de transporte. O grupo tem assento no Comitê Gestor da Política de Mobilidade por Bicicleta do Governo do distrito Federal, desde setembro de 2011, além de realizar diferentes programas de incentivo o uso da bicicleta, tais como: Programa Vá de Bike, de empréstimo de bicicletas; Projeto Mãos-na-Graxa, de profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade; Oficinas de cicloativismo; entre outros.

Parcerias

A Sociedade das Bicicletas se articula com outros coletivos e com a rede de Comitês Populares da Copa, além de fazer parte do Movimento Nossa Brasília.

Resultados

O principal objetivo desta primeira fase do projeto foi obter dados através dos levantamentos das obras previstas para a Copa em relação à mobilidade e seus respectivos investimentos, levantamentos da frota de ônibus, dos planos nacionais e distritais de mobilidade, dos projetos das redes cicloviárias. Além de iniciar as pesquisas de campo e obter dados de contagem de ciclistas e pesquisas de opinião tanto dos usuários do transporte público quanto das ciclovias do Plano Piloto e iniciar as discussões com alunos sobre os impactos da Copa.

Linha de Apoio

Desenvolvimento Urbano (2012)

Ano

2012

Valor doado

R$ 25 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Direito a cidades justas e sustentáveis

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais