Blog

Mulheres indígenas e sua luta para preservar a cultura, meio ambiente e por justiça social

As mulheres indígenas carregam em seus passos a força de uma luta ancestral. Marcadas pela história de colonização, perseguição e violência, elas se erguem resilientes contra as adversidades impostas pela sociedade contemporânea. Seu combate diário vai além da busca por respeito; ele abrange a luta pelo acesso à saúde, educação e à garantia de seus territórios, espaços vitais para a preservação de suas culturas e modos de vida tradicionais. Compreender a jornada destas mulheres é adentrar em uma discussão cada vez mais relevante sobre como elas enfrentam esses desafios históricos, em um cenário onde a sua voz se torna essencial na defesa do meio ambiente e na luta por justiça social.

Proteção do meio ambiente  

Foto: Airan Albino / Acervo Fundo Brasil

Do ponto de vista ambiental, as mulheres indígenas estão defendendo seus territórios contra a exploração predatória, degradação ambiental e promovendo práticas sustentáveis de uso da terra e dos recursos naturais. 

O Acampamento Terra Livre (ATL), maior mobilização de povos indígenas e suas organizações do país, teve em 2016 a participação de mulheres que realizaram sua primeira plenária a fim de garantir a preservação de terras, proteger a floresta e barrar os danos causados pelas mudanças climáticas. 

Em 2021, a ONU Mulheres registrou depoimentos sobre gênero, etnia e clima promovendo notoriedade das mulheres indígenas no processo da COP 26. Em sintonia com a campanha “Nós, o Movimento”, cinco líderes representando os povos Baré, Guajajara, Iny, Kaxuyana e Pankararu, reivindicaram sobre os prejuízos causados pelas inversões do clima. 

Outras movimentações também têm ocorrido, como publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, em que lideranças indígenas participaram da COP28, em Dubai. Foi a primeira vez que indígenas, como a ministra Sonia Guajajara, Joenia Wapichana, presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e Célia Xakriabá (deputada federal pelo PSOL-MG), representaram o presidente da República em uma conferência internacional para debater sobre as devastações no meio ambiente.

Outro movimento expressivo é a Marcha das Mulheres Indígenas, organizada pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA). Realizada em Brasília no ano passado, a terceira edição reuniu mais de 8 mil mulheres indígenas que exigiram o reconhecimento dos seus direitos e defesa dos territórios e da biodiversidade. 

Líderes assumindo papéis em questões sociais e políticas

Sônia Guajajara e Célia Xakriabá. Foto: Isis Medeiros / Acervo Fundo Brasil

O protagonismo das mulheres indígenas têm fortalecido sua presença na política, atuando dentro e fora das aldeias para fomentar pautas de interesse e a mobilização para defesa dos direitos territoriais dos povos.

Uma pesquisa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces) revelou que as mulheres indígenas desempenham um papel crucial na defesa da sociobiodiversidade da Amazônia. Por meio de  ações de Monitoramento Territorial Independente (MTI) realizadas por comunidades e organizações locais,  estas mulheres destacam-se não apenas na preservação de práticas tradicionais de manejo sustentável, mas também na integração dos jovens na educação tradicional. Além disso, são responsáveis pela formação de novas lideranças e pelo reforço dos vínculos  comunitários,  demonstrando sua influência vital no sustento e na proteção do ecossistema local. 

Reportagem publicada pela Agência Brasil, reforça que desde a década de 1970, as mulheres indígenas têm conquistado representatividade nas lutas de seus povos e inspirado a participação de outras mulheres no movimento. 

Em entrevista realizada pelo site Brasil de Fato, Sônia Guajajara, líder brasileira e Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, celebra a participação das mulheres indígenas na política. Segundo Sônia, ser mulher indígena no Brasil implica enfrentar contínuos desafios, uma vez que é preciso vencer as adversidades, ocupar os espaços políticos e protagonizar a própria história. E para estar nos espaços políticos é preciso o todo tempo reafirmar a sua cultura, identidade e gênero. 

Para reforçar esse avanço, artigo publicado pelo portal da Fundação Getúlio Vargas (FGV), reitera que nos últimos anos cresceu a atuação das mulheres indígenas no enfrentamento de lutas a favor dos direitos dos seus povos. Os anos 2000, por exemplo, foram marcados pela ampliação do coletivo de mulheres engajadas em suas causas. Em 2020, o Instituto Socioambiental (ISA) registrou 92 instituições lideradas apenas por mulheres indígenas. Esse resultado marca uma trajetória de anos de invisibilidade e que progressivamente vem ganhando representatividade nas pautas contra as pressões anti-indígenas.

 

Discriminação, marginalização e falta de acesso a recursos e oportunidades

Artigo publicado pelo Ministério Público de São Paulo traz um panorama de que mulheres indígenas enfrentam discriminações estruturais e violência, tanto por razões de gênero, etnia e condição econômico-social, o que as coloca em situação de alta vulnerabilidade. 

A violência é reflexo da exploração das terras indígenas que contribuem para a degradação ambiental, forçando o deslocamento dessas pessoas para a cidade. Além disso, o documento ressalta que a Comissão Interamericana observou que estes fatores corroboram para problemas sociais como prostituição forçada, gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, consumo de drogas, traumas emocionais e violência sexual. 

Segundo reportagem do portal Observatório do Terceiro Setor, as injustiças sociais e a redução dos territórios têm causado, além dos problemas físicos, transtornos psicológicos para os grupos. De 2002 a 2018, foram registrados 782 suicídios nas comunidades indígenas brasileiras, o que significa uma variação de 30 a 73 casos por ano, segundo o Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Enquanto a taxa de suicídios no Brasil é de 5,8 por 100 mil habitantes, a taxa entre indígenas é de 15,2 por 100 mil habitantes.

Diante disso, mulheres indígenas têm se tornado peças fundamentais para combater a marginalização dos seus povos e toda a pressão social que sofrem. Elas tomam a frente de causas que envolvem políticas públicas e reivindicam leis que garantam os direitos básicos para sobrevivência. 

Clique aqui e colabore com o Fundo Brasil de Direitos Humanos no apoio a projetos comunitários de povos indígenas voltados a gestão territorial, manejo florestal, educação e saúde indígenas.

Que mundo você quer construir?

DOE PARA O FUNDO BRASIL

Ajude a transformar o país!
Apoie o nosso trabalho!

DOE AGORA