Notícias

Fundo Brasil debate queimadas na Amazônia e violações de direitos no Bom Para Todos

Parceria com TVT chega à oitava edição com mais de 75 mil visualizações

18 setembro 2019

- por Fundo Brasil de Direitos Humanos -

Levar debates qualificados sobre temas de direitos humanos para a TV aberta. É este o objetivo da parceria de conteúdo do Fundo Brasil com a TVT, que chegou à oitava edição nesta segunda-feira, 16 de setembro. No programa diário Bom Para Todos, o Fundo Brasil propôs uma conversa sobre as queimadas na Amazônia e suas consequências para as populações que lutam por direitos básicos na região.

Assista ao programa:

A participação do Fundo Brasil no Bom Para Todos é quinzenal, às segundas-feiras, das 15 às 16 horas. A edição do dia é reprisada às 23 horas e às 9 horas do dia seguinte, e há também transmissão no Youtube. 

Para as conversas, o Fundo Brasil convida ativistas, lideranças, pesquisadoras e pesquisadores de organizações da sociedade civil, especialmente aquelas que são apoiadas pela fundação. Faz parte dos objetivos institucionais do Fundo Brasil abrir espaços de visibilidade aos grupos apoiados.

A edição do Bom Para Todos sobre queimadas na Amazônia contou com as participações de: Luís Claudio Teixeira, militante do movimento Xingu Vivo Para Sempre, organização que está entre as selecionadas para apoio no edital “70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”; Paulo Pankararu, advogado especializado em direitos indígenas e direito ambiental; Paulo Junqueira, do Programa Xingu do Instituto Socioambiental (ISA); e Ana Valéria Araújo, superintendente do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

“Incêndios criminosos em áreas indígenas estão associados a invasões de terras por garimpeiros e madeireiros”, disse o advogado Paulo Pankararu, que esteve na região há três semanas.

Paulo Junqueira, do ISA, afirmou que as situações de intimidação a defensoras e defensores da preservação ambiental e dos direitos indígenas na região do Xingu vêm aumentando no atual governo – no Bom Para Todos, relatou a intimidação que sofreu de um fazendeiro há poucas semanas e dos novos protocolos de segurança adotados pelo ISA.

“É fundamental, num momento como esse, reconhecer a relevância de organizações não governamentais, dos povos indígenas, de comunidades tradicionais da Amazônia. Se a gente olhar bem, o grande refúgio da floresta amazônica, ainda hoje, está nas terras indígenas”, disse Ana Valéria Araújo, do Fundo Brasil.

Mais de 75 mil acessos
No Youtube, onde é transmitido ao vivo simultaneamente à exibição na TV, o Bom Para Todos com participação do Fundo Brasil soma, atualmente, mais de 75.500 acessos em oito programas. Na televisão, a audiência média da TVT é de 1 ponto, pouco mais de 200 mil pessoas.

Desde 13 de maio, quando foi ao ar a primeira edição da parceria, o Fundo Brasil pautou temas diversos como racismo estrutural, custo das prisões provisórias, Marcha das Mulheres Indígenas e das Margaridas, comunicação para promoção e defesa de direitos, entre outros. No total, foram 20 convidadas e convidados.

Assista às edições do Bom Para Todos, da TVT, com participação do Fundo Brasil.

13/05 – Racismo estrutural
Com Douglas Belchior (Fundo Brasil e Uneafro) e Lívia Lima (Nós, Mulheres da Periferia)

27/05 – Violência de Estado
Com Fábio Misael (Amparar), Regina dos Santos (Amparar) e Débora Borges (Fundo Brasil)

24/06 – Combate ao trabalho Infantil
Com Marques Casara (Papel Social), Roque Pattussi (Pastoral do Migrante), Ana Valéria Araújo (Fundo Brasil) e Cynthia Ramos (FNPETI)

22/07 – Custos da Prisões Provisórias
Com Stepanhie Morin (Sou da Paz), Luciana Zaffalon (Justa) e Douglas Belchior (Fundo Brasil)

05/08 – Marcha das Mulheres Indígenas
Com Sônia Aramirim (liderança guarani do Jaraguá, em São Paulo), Tonico Benites (Antropólogo), Sônia Guajajara (Articulação dos Povos Indígenas) e Douglas Belchior (Fundo Brasil)

19/08 – Marcha das Margaridas
Com Mazé Morais (Contag), Priscilla Arroyo (De Olhos nos Ruralistas), Mirian Kunrath (Projeto Gênero do Ceagro) e Ana Valéria Araújo (Fundo Brasil)

03/09 – Direitos Humanos e Comunicação
Com Jeferson Delgado (Énois), Pedro Ekman (Intervozes), Adriano de Araújo (Fórum Grita Baixada) e Débora Borges (Fundo Brasil)

16/09 – Queimadas na Amazônia
Convidados: Paulo Pankararu (Advogado), Paulo Junqueira (Instituto Socioambiental), Luís Claudio Teixeira (Xingu Vivo Para Sempre) e Ana Valéria Araújo (Fundo Brasil)

Sobre o Fundo Brasil
É uma organização independente, sem fins lucrativos e que há 13 anos apoia grupos, coletivos, defensoras e defensores dos direitos humanos em todas as regiões do Brasil. A fundação busca meios sustentáveis de destinar recursos às organizações da sociedade civil e promove atividades de formação e articulação entre os grupos apoiados.

Desde 2006, foram mais de R$ 20 milhões doados, 450 projetos apoiados e 10 mil propostas submetidas aos diversos editais públicos lançados.

Sobre a TVT
A TVT é uma emissora educativa outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. A emissora se posiciona como um canal de ampliação da voz dos movimentos sociais nos eixos Direitos Humanos e Cidadania, Tecnologia Social, Jornalismo, Cultura e Tradição.

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais