Fundo Brasil
Fundo Brasil
  • Conheça o Fundo
    • Conheça o Fundo Brasil
      Apoiamos a defesa dos direitos humanos no Brasil
      • Conheça a nossa missão, o nosso impacto e a equipe

        Saiba mais
      • Conheça o Fundo Brasil
    • Trabalhe conosco
      Veja as oportunidades disponíveis
      • Encontre as vagas em aberto para trabalhar no Fundo Brasil

        Saiba mais
      • Trabalhe conosco
  • Nosso trabalho
    • Nosso trabalho
      • Fortalecemos a sociedade civil organizada brasileira para a promoção e a defesa dos direitos humanos

        Saiba mais
      • Nosso trabalho
    • Apoio à Sociedade Civil
      Editais, emergenciais, cartas-convite e programas
      • Editais
        Editais
        Editais
        Editais

        Confira os editais gerais e temáticos

        Emergenciais
        Emergenciais
        Emergenciais
        Emergenciais

        Fundos de resposta rápida

        Cartas-convite
        Cartas-convite
        Cartas-convite
        Cartas-convite

        Apoios diretos para iniciativas estratégicas

        Formação e articulação
        Formação e articulação
        Formação e articulação
        Formação e articulação

        Para diálogo e aprendizado

        Monitoramento
        Monitoramento
        Monitoramento
        Monitoramento

        Acompanhamento individual a projetos

        Programas encerrados
        Programas encerrados
        Programas encerrados
        Programas encerrados

        Covid-19, Programa Rio Doce e outros

        Aliança Entre Fundos
        Aliança Entre Fundos
        Aliança Entre Fundos
        Aliança Entre Fundos

        Filantropia colaborativa

      • Programas temáticos
        Conheça nossas linhas específicas
        Labora | Trabalho Digno
        Labora | Trabalho Digno
        Raízes | Justiça Climática
        Raízes | Justiça Climática
        Conaq | Quilombos
        Conaq | Quilombos
        Apoio Emergencial
        Apoio Emergencial
        Apoio à Sociedade Civil
    • Projetos apoiados
      Saiba mais sobre projetos e organizações
      • Pesquise a lista completa ou por tema de interesse

        Saiba mais
      • Projetos apoiados
    • Mobilização
      Comunicação e captação de recursos para defesa de direitos
      • Comunicação e visibilidade
        Comunicação e visibilidade
        Comunicação e visibilidade
        Comunicação e visibilidade

        Notícias, campanhas, blog, publicações

        Captação de recursos
        Captação de recursos
        Captação de recursos
        Captação de recursos

        Nossos apoiadores e como doar

      • Mobilização
  • Como apoiar
  • Contato
    • Editais
    • Emergenciais
    • Labora
    • Doe Agora
    Doe Agora
    • Editais
      Editais
      Editais
    • Emergenciais
      Emergenciais
      Emergenciais
    Fundo Brasil
    Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero

    Aplicativo Rugido registra 160 casos de LGBTfobia em Pernambuco

    Criado por coletivos LGBTQIA+, com apoio do Fundo Brasil, a ferramenta encaminha casos de violência e pressiona autoridades por respostas concretas
    Mariana Rodrigues
    23/04/2025
    6 min
    Compartilhe

    Foto: Acervo Movimento Leões do Norte

    Em 2024, Pernambuco ocupou o 7º lugar entre os estados brasileiros com mais assassinatos de pessoas trans, somando oito mortes, segundo o dossiê da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). A violência contra a população LGBTQIA+ no estado atinge mais travestis e transexuais, que são alvos de agressões físicas, psicológicas, patrimoniais e domésticas, e têm a recorrente negação de direitos em serviços essenciais como escolas e postos de saúde.

    Foi nesse cenário de violações no estado pernambucano que nasceu o aplicativo Rugido, uma iniciativa criada pelos coletivos LGBTQIA+ Leões do Norte e Sete Cores, em parceria com outras 45 organizações da Rede LGBT do Interior de Pernambuco. O projeto se concretizou com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos, com recurso financeiro e o fortalecimento da articulação entre os grupos.

    O Rugido foi implementado em 2021, quando iniciou o projeto de divulgação. Desde que surgiu, já recebeu 160 denúncias. No primeiro ano, foram 47 notificações. Entre janeiro de 2023 e abril de 2025, as denúncias saltaram para 113, um aumento de 140% em casos de LGBTfobia. O objetivo do projeto é facilitar o registro das ocorrências, acolher vítimas e encaminhar os registros aos órgãos responsáveis.

    O programa atua como ponte entre vítimas e o Estado, além de ser instrumento de produção de dados para cobrar respostas institucionais e políticas públicas. “A gente precisa estar qualificado, e ter dados confiáveis, para cobrar mudanças com as ferramentas certas”, afirma Rildo Veras, sociólogo e coordenador dos coletivos Leões do Norte e Sete Cores. Ele aponta que a subnotificação ainda é um dos maiores entraves para cobrar as autoridades competentes pela garantia de direitos. “Mesmo diante de tantos casos, poucos são registrados oficialmente como crimes de ódio. Outro ponto importante é que nos municípios do interior ainda é forte a desconfiança da população no Poder Público, o que faz com que a maioria das pessoas não denunciem as violências sofridas.”


    Como funciona no aplicativo

    O Rugido foi criado para dar visibilidade a casos de LGBTfobia que, frequentemente, passam despercebidos pelos canais institucionais. Qualquer pessoa pode relatar um episódio de violência diretamente pelo site rugidolgbtqi.com.br ou por meio do app. É possível anexar fotos, vídeos e boletins de ocorrência.

    Após o envio, a equipe do coletivo Leões do Norte, formada por sete pessoas, verifica as informações, depois entra em contato com a vítima o mais rápido possível para complementar os dados e faz o direcionamento ao Centro Municipal de Cidadania LGBTQIAPN+ do Recife, ao Centro Estadual de Combate às LGBTfobias ou ao Ministério Público, dependendo do local e da gravidade.

    A ferramenta tem sido essencial para mapear os tipos de violência mais recorrentes. “Percebemos padrões bem definidos. Entre os principais relatos estão agressões físicas, violência psicológica e patrimonial, como a destruição de bens pessoais e o controle financeiro por parte de parceiros ou familiares”, conta Rildo. “Também recebemos frequentes denúncias de violência doméstica, com vítimas impedidas de deixar ambientes abusivos”.

    Além do acolhimento, a equipe acompanha o desdobramento de cada caso, cobrando respostas dos órgãos públicos e pressionando por medidas concretas. “Garantir que essas denúncias não fiquem esquecidas é uma das nossas maiores responsabilidades”, afirma Veras.

    Entre janeiro de 2023 e abril de 2025, quando o Rugido chegou a 113 denúncias de LGBTfobia, as organizações que o desenvolveram passaram a atuar com mais força junto ao poder público. Com os dados sistematizados, os grupos conseguiram identificar falhas no atendimento das instituições competentes e passaram a exigir respostas mais efetivas.

    Outro resultado deste trabalho é que o movimento firmou uma parceria com a Defensoria Pública de Pernambuco para facilitar a retificação de nome e de gênero em certidões de nascimento de pessoas trans. Os centros de atendimento especializados do Recife e do estado também passaram a revisar suas práticas após receberem os relatórios gerados a partir do app.

    De canal de escuta, o Rugido passou a ser visto como um instrumento de mobilização política. As informações reunidas alimentam dossiês, relatórios e ações de advocacy que fortalecem a cobrança por direitos. “A gente precisa estar qualificado, e ter dados confiáveis, para cobrar mudanças e mostrar que precisamos de políticas públicas”, diz Veras. “Para nós, o impacto do aplicativo vai além da tecnologia: é um projeto para transformar dor em política, denúncia em ação e invisibilidade em reparação”.

     

    Rede de Resistência no interior de PE

    Criado em 2001, o Movimento Leões do Norte se firmou como uma das principais organizações LGBTQIA+ do estado de Pernambuco. Com sede no Recife, o grupo atua na promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e outras expressões afetivo-sexuais, investindo na formação política de lideranças locais e no enfrentamento cotidiano à LGBTfobia. O trabalho se estende a todas as regiões do estado, com foco especial no interior.

    Junto ao Grupo LGBT Sete Cores, da cidade de Pombos, o Leões do Norte impulsionou a criação da Rede LGBT do Interior de Pernambuco. A mobilização começou em 2010, com visitas e articulações presenciais, e segue crescendo. “Queremos alcançar todos os municípios do estado. A gente ainda tem muita andança pela frente”, diz Rildo Veras, coordenador da iniciativa. Os grupos organizam cursos de qualificação para pessoas trans, oficinas formativas e ações nas escolas públicas, sempre com o objetivo de garantir mais dignidade e respeito à população LGBTQIA+.

    O Fundo Brasil ofereceu ao Movimento Leões do Norte suporte financeiro e metodológico, por meio do projeto “Tecer, resistir e enfrentar as LGBTfobias no interior pernambucano”, que deu vida ao aplicativo rugido. “Tínhamos um problema: as poucas denúncias. E uma ideia de como resolver: um aplicativo que facilitasse esse processo. O Fundo Brasil tornou esse sonho possível”, afirma Veras.

    Mais do que possibilitar a criação da ferramenta, o apoio fortaleceu a própria Rede LGBT do Interior. “A partir do lançamento do projeto, os grupos se fortaleceram na denúncia de violações e na luta por cidadania. Passamos a acreditar mais no papel da nossa rede.”

    Atualmente, o Fundo Brasil segue apoiando o grupo coordenado por Rildo Veras com um novo projeto focado na proteção de lideranças LGBTQIA+ que atuam nas áreas mais vulneráveis do estado. “Em tempos tão ameaçadores, esse suporte é vital para mantermos viva nossa mobilização”, diz o coordenador.

     

    Leia também na Brasil de Direitos sobre a criação do aplicativo: Grupo cria aplicativo para denunciar LGBTfobia em Pernambuco

     

     

    Compartilhe

    Informação

    Últimas notícias

    Saiba mais
    Notícia
    Edital Enfrentando o Racismo a partir da Base destinará R$ 1 milhão para organizações negras

    Edital Enfrentando o Racismo a partir da Base destinará R$ 1 milhão para organizações negras

    15/05/2025
    3 min
    Notícia
    No Piauí, quebradeiras de coco mostram que defesa do babaçu é luta por direitos

    No Piauí, quebradeiras de coco mostram que defesa do babaçu é luta por direitos

    09/05/2025
    8 min
    Notícia
    Confira os selecionados no edital Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta por Direitos
    Direito ao trabalho digno

    Confira os selecionados no edital Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta por Direitos

    30/04/2025
    8 min
    Notícia
    Aplicativo Rugido registra 160 casos de LGBTfobia em Pernambuco
    Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero

    Aplicativo Rugido registra 160 casos de LGBTfobia em Pernambuco

    23/04/2025
    6 min
    Ajude a transformar nosso país!

    Ajude a transformar nosso país!

    Faça sua doação
    Fundo Brasil
    • Facebook
    • Instagram
    • Youtube
    • Twitter
    • Linkedin
    • Conheça o Fundo Brasil
    • Nosso trabalho
    • Como apoiar
    • Contato
    • Trabalhe conosco
    • Editais
    • Fundos Emergenciais
    • Labora
    • Política de privacidade
    • Política de cookies
    • Mapa do site
    Assessoria de imprensa
    [email protected]

    O Fundo Brasil integra a Rede Comuá - Filantropia que Transforma

    O Fundo Brasil integra a Rede Comuá - Filantropia que Transforma
    Fundo Brasil
    • Facebook
    • Instagram
    • Youtube
    • Twitter
    • Linkedin

    Receba notícias do Fundo Brasil. Assine nossa newsletter!

    © 2025 Fundo Brasil.
    Todos os direitos reservados