O projeto “Fortalecendo o protagonismo de redes e articulações na promoção de direitos humanos no Brasil”, realizado pelo Fundo Brasil com o patrocínio da Petrobras, foi desenvolvido com o objetivo de desenvolver estratégias de comunicação para ampliar o alcance das ações de grupos que defendem os direitos humanos no país.
Encontros, oficinas e desenvolvimento de produtos ligados às causas dos grupos participantes foram os instrumentos utilizados para ampliar as vozes dos ativistas.
Uma revista que leva o nome do projeto é o produto final desse processo. Foi distribuída aos integrantes das redes e demais interessados nas temáticas e pode ser lida aqui.
A revista tem artigos de três especialistas em direitos humanos – a advogada Ana Valéria Araújo, coordenadora executiva do Fundo Brasil; o advogado Jorge Eduardo Durão, diretor presidente do Fundo Brasil; e o educador e economista Sérgio Haddad, ex-diretor presidente da fundação.
Eles traçam um panorama do cenário político atual e falam sobre a importância da formação e da comunicação para os direitos humanos, principalmente em um contexto de ameaça de retrocesso nas conquistas de direitos da população.
“É um momento difícil na ‘guerra’ midiática. Basta ver os temas colocados em pauta atualmente, como a defesa da redução da maioridade penal, o aumento da homofobia, a ameaça sobre as terras indígenas”, escreveu Sérgio Haddad.
A articulação das organizações e ativistas em redes de direitos humanos, o que fortalece a atuação e amplia o alcance das causas defendidas, também é um dos temas abordados.
“A estrutura de redes tem sido decisiva para potencializar ações que teriam impacto muito reduzido se fossem feitas por uma única entidade ou segmento”, afirma Jorge Eduardo Durão.
A sociedade brasileira ainda conhece pouco o trabalho realizado por organizações de direitos humanos e, por isso, tem dificuldade de compreender a relevância de suas ações.
Por isso, é fundamental desenvolver estratégias de comunicação.
“A comunicação, hoje, não é mero instrumento. Comunicar com eficiência é um dos principais objetivos do Fundo Brasil, está no centro de nossas ações”, aponta Ana Valéria Araújo.
Redes
Além dos artigos dos três especialistas, a revista tem matérias que resumem a atuação de seis redes de direitos humanos no projeto realizado pelo Fundo Brasil e patrocinado pela Petrobras.
As redes foram divididas nos temas quilombolas, povos indígenas, Copa, defensores, violência de gênero e juventude negra. Articulados, os grupos desenvolveram produtos de comunicação que ajudaram a fortalecer a cultura brasileira, mostrar as violações de direitos, organizar a diversidade em torno da defesa de direitos e denunciar crimes como o genocídio da juventude negra.
O texto “A conquista da comunicação”, que encerra a revista, traz no próprio título uma síntese do projeto e da publicação: a hora é de dar um passo a mais na relação entre os movimentos populares e a comunicação.