Notícias

Fundo Brasil de Direitos Humanos Comemora Lançamento do Fundo Árabe de Direitos Humanos

07 março 0008

- por Fundo Brasil de Direitos Humanos -

Em Beirute, Líbano, ocorre nesta sexta (06) o lançamento de um fundo independente que pretende apoiar grupos e ativistas de direitos humanos em todo o mundo árabe
O Fundo Árabe de Direitos Humanos é uma fundação independente que pretende oferecer recursos financeiros e assistência técnica a organizações e defensores de direitos humanos de acordo com as necessidades regionais e locais do mundo árabe. Conforme ressalta o seu Diretor Executivo Fouad Hamdam, “o Fundo está sediado no coração do mundo árabe” e é capaz de “entender as necessidades, prioridades e a agenda dos defensores de direitos humanos em toda a região”. A fundação tem compromisso com soluções de longo prazo: “vamos ouvir os nossos beneficiários, pois as pessoas que trabalham diretamente com as comunidades sabem realmente quais são os problemas e o qual a melhor forma de resolvê-los”, afirma o Diretor Executivo.
O Fundo Brasil de Direitos Humanos aplaude a iniciativa e reconhece a sua relevância. Direitos humanos seguem sendo violados em todas as partes do mundo e os seus defensores enfrentam imensas dificuldades para levar adiante o seu trabalho. É comum que o auxilio financeiro da cooperação internacional à Região tem sido usado para justificar a falta de investimento e apoio interno às organizações de Direitos Humanos e para desqualificar o trabalho de quem se propõe a combater a discriminação e a garantir o direito de todos à liberdade e a uma vida digna. O Fundo Árabe de Direitos Humanos pretende ser uma resposta eficiente a isso, constituindo-se em mecanismo de redução da dependência de recursos externos e de incentivo à filantropia de justiça social na região. Para tanto, pretende captar recursos de doadores no mundo árabe e junto à diáspora, operando de forma transparente, sem qualquer relação com políticos, partidos políticos ou outras fontes que possam comprometer a sua independência de decisão.
O Fundo Árabe de Direitos Humanos pauta-se pelos princípios estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e pretende contribuir para a promoção dos direitos humanos sem discriminação por razões étnicas, religiosas, de gênero, status social ou nacional, opinião política ou de qualquer outra ordem. De acordo com a coordenadora executiva do Fundo Brasil de Direitos Humanos, Ana Valéria Araújo, “a proposta é inovadora e, ao envolver e sensibilizar os mais diversos setores da sociedade árabe, tem imenso potencial para construir novos caminhos para a justiça social na região”.

Mais informações sobre a fundação podem ser encontradas em Fundo Árabe de Direitos Humanos

www.ahrfund.org

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais