Notícias

Fundo Brasil de Direitos Humanos é lançado em Salvador

Em Salvador, o Fundo Brasil de Direitos Humanos reúne defensores de direitos humanos e autoridades para apoiar a iniciativa.

15 dezembro 2006

- por Fundo Brasil de Direitos Humanos -

Em 12 de dezembro de 2006, realizou-se na cidade de Salvador (BA) o lançamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos. A Praça Tereza Batista, espaço de ensaios e apresentações do grupo Olodum, no Pelourinho, recebeu os convidados da fundação a partir das 19hs para uma grande festa, que contou com a presença de amigos, apoiadores e autoridades. Estiveram no local algumas das pessoas que compartilharam da idéia de criação da fundação desde a sua origem e tantas outras cujo apoio foi se juntando ao do grupo inicial para tornar possível a sua implantação. Os quatro membros da Diretoria do Fundo estavam presentes – Sergio Haddad, Sueli Carneiro, Oscar Vilhena e Darci Frigo, bem como os conselheiros Edson Cardoso, Renato Roseno e Marcos Fuchs, além da equipe executiva. O Ministro Paulo Vanucchi, Secretário Especial de Direitos Humanos, prestigiou o evento e registrou o seu apoio à iniciativa. Representantes da Fundação Avina e da Fundação Ford, representantes de várias organizações não-governamentais, militantes e muitos outros amigos também vieram participar da celebração.

Durante o lançamento, foi mostrado um vídeo para apresentar ao público a mensagem institucional do Fundo Brasil de Direitos Humanos e ainda reverenciar os seus quatro instituidores – Abdias do Nascimento, Margarida Genevois, Pedro Casaldáliga e Rose Marie Muraro, ícones da luta de direitos humanos no Brasil. O Diretor Presidente do Fundo, Sergio Haddad, falou sobre os objetivos da nova fundação e agradeceu aos que se empenharam para que o Fundo deixasse de ser apenas uma grande idéia e pudesse já estar dando passos concretos para a promoção dos direitos humanos no país. Sergio Haddad partilhou o palco com alguns dos presentes, que se manifestaram sobre a relevância da fundação e sobre o potencial impacto de sua proposta inovadora.

Durante o lançamento foram distribuídos o folder institucional e o edital de projetos para 2007, ano em que ocorrerão as primeiras doações do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Cada convidado recebeu também uma fita do Senhor do Bonfim gravada com o nome da fundação, especialmente preparada para o evento e para dar as boas-vindas a todos.

Após o coquetel que oferecia acarajés feitos na hora por uma baiana que agregava tradição e simpatia ao evento, o espaço foi aberto ao público em geral, que se juntou aos convidados para brindar o lançamento da fundação com um show do Olodum.

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais