Notícias

Conexão G denuncia violações à Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Encontro com a comissária Margareth Macaulay ocorreu no contexto de projeto apoiado pelo Fundo Brasil

05 setembro 2019

- por Mônica Nóbrega -

O Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas denunciou formalmente à Comissão Interamericana de Direitos Humanos violações impostas à população LGBT+ do Complexo da Maré e do Jardim Palmares, na cidade do Rio de Janeiro.

Encontro do projeto ‘Igual a você, eu também exijo meus direitos’. Foto: Conexão G

A ação teve a participação das mulheres transexuais atendidas pelo projeto “Igual a você, eu também exijo meus direitos”, apoiado pelo Fundo Brasil no edital Enfrentado o Racismo a Partir da Base. Foram feitos relatos à comissária Margareth Macaulay, que visitou o grupo. Um relatório sobre o encontro será encaminhado e protocolado junto à Comissão.

Leia mais: Conheça outros grupos apoiados pelo edital Enfrentando o Racismo a Partir da Base

“A comissária Margareth Macaulay se emocionou durante a roda de conversa e pediu um dossiê das violências sofridas pela população LGBT+ dos nossos territórios”, disse Gilmara Cunha, presidente do Conexão G. “Também ficou muito interessada nas nossas ações e disse que levaria os exemplos de boas práticas para outros países.”

A atividade teve ainda participação da ativista Alessandra Ramos, do Instituto Transformar.

Festival cultural na Maré

Começa nesta sexta-feira, 6 de setembro, e vai até domingo, 8, o Festival de Cultura e Cidadania LGBT em Favelas organizado pelo Conexão G. O Centro de Artes da Maré vai receber exposição fotográfica, cinema, teatro, rodas de conversa com artistas, festa com DJs e o lançamento da campanha “Igual a você, eu também exijo meus direitos”. Clique para ver as atrações.

O festival termina no domingo com a Parada da Diversidade LGBTI da Maré. A concentração é a partir das 15h, em frente à Casa das Mulheres, no Parque União. A programação tem dois trios elétricos, performances artísticas e roda de samba.

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais