O Fundo Brasil de Direitos Humanos lança nesta quarta-feira, 24 de setembro, o Concurso Fotográfico 2025 – Direitos Humanos Transformação Social. O concurso está aberto a fotógrafas e fotógrafos de todo o território nacional para reconhecer a qualidade de conteúdos fotográficos produzidos por grupos e ativistas de direitos humanos.
“As fotografias são uma ferramenta de documentação, são registros de importantes ações realizadas pela sociedade civil organizada. Uma boa comunicação revela injustiças, amplia lutas por direitos e ajuda a sensibilizar quem está distante dessas realidades. É esse impacto que faz do nosso concurso fotográfico uma plataforma de mobilização pela defesa dos direitos humanos no país”, afirma Ana Valéria Araújo, diretora executiva do Fundo Brasil.
Essa é uma oportunidade para fotógrafas e fotógrafos de todo o Brasil compartilharem seu trabalho e contribuir para a promoção dos direitos humanos. As fotografias participantes devem retratar ações ou iniciativas que capturam a promoção da defesa de direitos de um grupo de pessoas, de movimentos, associações ou da sociedade civil.
Como participar do Concurso Fotográfico
O concurso está aberto a quem registra a transformação social no Brasil e é dividido em duas categorias: categoria GRUPOS APOIADOS – para grupos, coletivos e organizações que são ou já foram apoiados pelo Fundo Brasil. Categoria GERAL – aberta a fotógrafas, fotógrafos e coletivos de todo o território nacional que dedicam seu olhar à causa dos direitos humanos.
As inscrições estão abertas de 24 de setembro a 20 de outubro. Para participar, siga os passos abaixo:
- Baixe e preencha a Ficha de Inscrição (clique para baixar) e a Autorização de Uso da Imagem (clique para baixar);
- Envie os documentos e um conjunto de até 5 (cinco) fotografias para o e-mail: [email protected].
- As imagens serão avaliadas por um júri qualificado, composto por profissionais da fotografia, ativistas e representantes do Fundo Brasil.
Clique para ler o regulamento e se inscrever gratuitamente.
As três primeiras colocadas de cada categoria serão escolhidas por votação popular a ser realizada via Google Forms, e receberão como prêmios drone e equipamentos fotográficos (1° lugar), cursos sobre fotografia e vídeo (2° lugar) e kit de acessórios fotográficos para celular (3° lugar).
Homenagem à Rosa Gauditano
Em 7 de agosto de 2025, o Fundo Brasil recebeu a notícia do falecimento de Rosa Gauditano com imensa tristeza. Rosa foi uma ativista pelos direitos humanos e dedicou sua vida ao registro da defesa de direitos dos povos indígenas. Publicou livros como Índios: Os Primeiros Habitantes (1998), Raízes do Povo Xavante (2003) e Guaranis M’Byá na Cidade SP (2006).
Em 2019, Rosa participou do lançamento do Concurso Fotográfico – Combater os Retrocessos em uma live. “Quando a gente vê uma boa imagem, a gente guarda para sempre. A fotografia cumpre um papel muito grande de passar para a população e para as novas gerações o que está acontecendo, os problemas que a gente pode enfrentar e documentar. Com o tempo, eu percebi que o mais importante de tudo é você dar os instrumentos para as pessoas poderem documentar sua própria realidade. Quando as pessoas contam a sua própria história é um outro ponto de vista”, afirmou na conversa.
O Fundo Brasil de Direitos Humanos lamenta profundamente a morte de Rosa Gauditano e se solidariza com a família e amigos.