Entre os 21 selecionados por meio do Edital Anual 2012, pelo menos dois têm foco específico no público LGBT, especialmente na defesa dos direitos de transexuais e transgêneros.
O GPTRANS – Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis está à frente do projeto A gente transforma, que luta pela garantia de direitos das cerca de 60 apenadas em três penitenciárias do Piauí, além de trabalhar a questão dos direitos humanos e identidade de gênero junto a familiares das detentas e aos agentes prisionais.
Já o GGC – Grupo Gay de Camaçari, da Bahia, foca suas ações junto aos servidores públicos da Segurança Pública e da Educação, buscando uma mudança de atitude que promova o respeito às diferenças e o combate à discriminação e à violência institucional contra o público LGBT em geral. Com o projeto Cidadania pra tod@s: Projeto de inclusão cidadã para as populações LGBT da cidade de Camaçari, o grupo pretende ainda incidir politicamente para a aprovação de uma lei ou diretriz municipal que permita que as pessoas trans (travestis e transexuais) possam ser identificadas por seu nome social nos serviços públicos.
Outros projetos
O Fundo Brasil começou a disponibilizar na semana passada informações detalhadas sobre os projetos apoiados no Edital Anual 2012. Além dos projetos voltados à defesa dos direitos da população LGBT, especialmente travestis e transgêneros, divulgados hoje, já foram divulgadas as iniciativas diretamente relacionadas aos direitos das crianças e dos adolescentes, das mulheres, de povos indígenas, de pessoas que vivem com HIV, e das populações impactadas pela realização de megaeventos esportivos no País – Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.
Ainda nesta semana, divulgaremos textos das ações relacionadas a questões raciais; e trabalhos voltados à defesa dos direitos de quilombolas e outras comunidades tradicionais, especialmente no tema do acesso a terra e território. Todos os projetos apoiados tem como foco o combate à discriminação e à violência institucional.
A lista completa dos 21 projetos selecionados e os textos já disponibilizados podem ser conferidos aqui!
Sobre Edital Específico
Além do Edital Anual, o Fundo Brasil abriu também neste ano um Edital Específico. A chamada com o tema Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano teve inscrições encerradas no dia 23 de julho. O resultado dessa nova seleção será divulgado neste site a partir de 24 de setembro de 2012.