Notícias

Projeto apoiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos na mídia

04 março 2008

- por Fundo Brasil de Direitos Humanos -

DIREITOS HUMANOS NA BERLINDA NA ACADEPOL
Terça, 04 de março de 2008 – Herbert Medeiros

Permitir o diálogo entre os Movimentos Sociais e os novos atores da Segurança Pública no Piauí. Esse é o objetivo do encontro que acontecerá hoje, a partir das 9h30min, na Academia de Polícia, entre o Grupo Matizes e 16 delegados aprovados em concurso realizado pela Secretaria de Segurança e que assumirão delegacias de polícia em municipios do interior do Estado.
O encontro faz parte da programação do Curso de Formação para os novos delegados e partiu do Del. James Guerra (diretor da ACADEPOL). Segundo o Diretor da Acadepol, o objetivo da Secretaria de Segurança é formar delegados mais sensibilizados para as questões para as questões das ditas “minorias”: mulheres, negros, homossexuais.
Durante o encontro, serão ministradas palestras sobre questões de gênero, raça/etnia e diversidade sexual, à luz dos Direitos Humanos.
O Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima (UFPI) discorrerá sobre Direitos Humanos e Diversidade Sexual. Já a articuladora da Liga Brasileira de Lésbica, Maria José do Nascimento, falará sobre gênero. As questões de raça e etnia serão abordadas por Artenildes Silva, militante do Movimento Negro e Coordenadora do Centro de Referência Homossexual Raimundo Pereira.
O Matizes incluiu essa atividade como parte do Projeto Direitos Humanos na Berlinda, financiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos e que tem com objetivo fortalecer o debate sobre Direitos Humanos. Através desse projeto, o Matizes já percorreu alguns municípios do Piauí, levando o debate sobre os direitos humanos ao interior do Estado.
Para a Coordenadora do Matizes, Marinalva Santana, esse diálogo entre movimentos sociais e os delegados é muito importante porque faz com que esses operadores do Direito dialoguem com segmentos da sociedade que historicamente foram excluídos (mulheres, negros, homossexuais). Durante o encontro, o Grupo Matizes distribuirá para os participantes muito material informativo sobre as questões em debate, inclusive o folder do Projeto Direitos Humanos na Berlinda.

Clique aqui para ver ler a notícia

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais