
O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação independente, sem fins lucrativos, com a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para canalizar recursos destinados aos defensores de direitos humanos. A fundação impulsiona as atividades de pessoas e organizações não governamentais voltadas à defesa dos direitos no país. Faz isso por meio de um modelo de apoio a projetos que estimula o investimento social e desenvolve a filantropia nacional voltada para a justiça social.
A fundação atua como uma ponte. É um elo de ligação entre organizações locais e potenciais doadores. Viabiliza projetos de defesa dos direitos humanos com recursos doados por indivíduos, empresas e instituições. Também fortalece a atuação de grupos que trabalham nessa causa, potencializando suas ações por meio de formação técnica e política.
A fundação atua para empoderar a sociedade civil organizada, fazendo com que membros de grupos vulneráveis e vítimas de violações tornem-se protagonistas de suas próprias causas e tenham voz para defendê-las.
As ações do Fundo Brasil visam dar visibilidade ao papel das organizações na defesa dos direitos humanos. O processo contribui para transformar a realidade e a multiplicação dessas experiências contribui para o fortalecimento da democracia.
A missão do Fundo Brasil é promover o respeito aos direitos humanos no Brasil, construindo mecanismos inovadores e sustentáveis que canalizem recursos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social.
R$ 38,5 milhões doados a organizações
de direitos humanos
161 visitas a projetos apoiados em suas
localidades, nas 5 regiões do país
30 chamadas gerais e temáticas
46 eventos de sensibilização do público
(seminários temáticos, shows musicais e outros)
922 projetos apoiados em todo o país
29 campanhas
25 encontros de formação para
integrantes de projetos apoiados
40 produtos de comunicação
(publicações, vídeos e uma plataforma de conteúdos)