Notícias

Saiba mais sobre o apoio do Fundo Brasil à defesa dos direitos indígenas

No mês de mobilização dos povos indígenas, campanha conta histórias de luta

24 abril 2019

- por Cristina Camargo -

Foto: Iracema Chequer / Fundo Brasil

O Fundo Brasil já apoiou mais de 20 projetos de povos indígenas que lutam pela defesa de suas terras, assim como pelos seus modos de vida e tradições. São iniciativas voltadas à garantia de direitos; ao combate ao preconceito; à resistência a megaprojetos; à preservação ao meio ambiente; ao fortalecimento sociocultural; ao combate às violências, inclusive a ameaças de morte e assassinatos; ao fortalecimento das lutas desses povos; ao resgate cultural e à formação em direitos humanos.

É um apoio que já possibilitou, por exemplo, a fundação do Najup – Núcleo de Defesa e Assessoria Jurídica Popular, no Mato Grosso do Sul. Eloy Terena, uma das lideranças indígenas que conta com a parceria do Fundo Brasil, criou o Najup e hoje é também assessor jurídico da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

“O apoio do Fundo Brasil fortaleceu a mobilização do Conselho Terena, o enfrentamento à judicialização e criminalização da luta indígena e a retomada do território”, afirmou Eloy recentemente. “É importante continuarmos enfrentando as ameaças que sofremos por interesses políticos e econômicos”.

Outro apoio recente foi para a Associação dos Povos Indígenas do Mapuera, no Pará, que utilizou o cinema como uma das estratégias para combater os preconceitos sofridos pelos povos indígenas, fortalecer a resistência ao megaprojeto hidrelétrico previsto para a bacia do rio Trombetas e estimular a autoestima das futuras lideranças.

Em 2018, contamos um pouco dessa história. Veja abaixo:

O cinema como estratégia de luta em terras indígenas do Pará

A Aitesampa (Associação Indígena Tembé de Santa Maria do Pará) também é uma organização apoiada no Pará por meio de um projeto que fortaleceu laços entre comunidades e colaborou com a organização e a formação das mulheres e dos jovens na Área Indígena Alto Rio Guamá.

Todos os projetos de povos indígenas já apoiados pelo Fundo Brasil podem ser conhecidos aqui.

Para Gersem Luciano Baniwa, liderança indígena e conselheiro do Fundo Brasil, a atuação da fundação é muito importante para potencializar iniciativas que visam a proteção dos direitos dos povos indígenas, quilombolas e outros segmentos vulneráveis.

Foto: Iracema Chequer / Fundo Brasil

Mobilização

Neste mês de mobilização, o Fundo Brasil realiza nas redes sociais mais uma etapa da campanha Mais Diálogo Mais Direitos com foco nas causas indígenas. Depoimentos de lideranças indígenas são divulgados no Facebook e contam várias histórias de luta e resistência. Veja aqui.

Fundo Brasil

O Fundo Brasil é uma organização independente, sem fins lucrativos e com a proposta inovadora de criar meios sustentáveis para destinar recursos a organizações sociais que lutam pela defesa dos direitos humanos. A partir do apoio financeiro e técnico oferecido a essas organizações, o Fundo Brasil viabiliza o desenvolvimento de projetos de defesa e promoção de direitos humanos em todas as regiões do país, impactando positivamente no dia a dia de milhares de pessoas. Em atividade desde 2006, o Fundo já apoiou mais de 400 projetos.

 

 

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais