
O Fundo Brasil apoia projetos de várias causas, sempre focados defesa e promoção dos direitos humanos.
Saiba maisO Fundo Brasil conta com o apoio de agências e fundações nacionais e internacionais, indivíduos e empresas.
Leia maisO Fundo Brasil chegou ao fim do ano de 2018 com marcas importantes na defesa e promoção dos direitos humanos em nosso país. Resultados de nossos apoios e de ações estratégicas fazem parte do Relatório de Atividades 2018, que acaba de ser publicado em nosso site. O documento apresenta informações sobre as grandes linhas de trabalho do Fundo Brasil, como os editais “Enfrentando o racismo a partir da base: mobilização para defesa de direitos” e “Jornalismo investigativo e direitos humanos”, e de atividades como campanhas de captação de recursos e produção de conhecimento.
O Relatório de Atividades fala também das ações ao longo da Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo, onde o Fundo Brasil atuou, na qualidade de expert do Ministério Público, para viabilizar a escolha de Assessorias Técnicas para mais de 3.500 pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. O trabalho, que acontece no âmbito de ação judicial com o objetivo de garantir a reparação integral dos danos sofridos pelas populações atingidas, levou à criação de linha especial de ação, o Programa Rio Doce, que trouxe novos desafios para a fundação.
O Relatório de Atividades é um importante instrumento de transparência e prestação de contas à sociedade, acessível a qualquer interessado. Não deixe de conferir.
Informação e transparência
Este informativo que você recebe agora traz ainda o resultado do edital geral “70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”. Foram selecionados 21 projetos nas cinco regiões do país.
Dois contratos assinados no primeiro semestre de 2019 vão permitir ao Fundo Brasil ampliar o apoio à sociedade civil para a defesa de direitos. O Programa Rio Doce entra em nova fase, na qual nossa missão será contratar e fazer a coordenação metodológica das Assessorias Técnicas independentes que vão mobilizar e trabalhar para as populações atingidas ao longo de toda a Bacia. Em outra frente, a Oak Foundation renovou por três anos a parceria com o Fundo Brasil, o que nos permitirá fortalecer e ampliar o suporte a projetos no campo da justiça criminal.
Nosso trabalho envolve ainda produção de conhecimento sobre o papel da sociedade civil na promoção e defesa de direitos. Neste sentido, o Fundo Brasil participou da edição e do conteúdo da publicação “Debates e reflexões sobre a filantropia no Brasil”, lançada pela Rede de Filantropia para a Justiça Social. É um importante material que convida à reflexão sobre o cenário atual e os desafios implicados na tarefa de defender e promover direitos no Brasil.
Outras reflexões e notícias sobre as ações dos grupos apoiados podem ser lidas também no site do Fundo Brasil e em nossos canais nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter. Neste momento de disseminação de falsas narrativas e de tentativas de criminalização dos movimentos da sociedade civil, acreditamos na força da informação confiável como ferramenta de defesa de direitos. Convidamos você a nos acompanhar.
Boa leitura!
Ana Valéria Araújo
Superintendente do Fundo Brasil de Direitos Humanos