
O Fundo Brasil apoia projetos de várias causas, sempre focados defesa e promoção dos direitos humanos.
Saiba maisO Fundo Brasil conta com o apoio de agências e fundações nacionais e internacionais, indivíduos e empresas.
Leia maisFundo Brasil estará em recesso de 21 de dezembro a 1 de janeiro
Como sabemos, 2019 trouxe desafios bastante complexos para a luta pelos direitos humanos. Por isso, é com alegria que venho, hoje, contar a você que o Fundo Brasil encerra o ano com três ações significativas. A primeira é o lançamento do edital “Resistência”. Trata-se do nosso edital geral, que chega à sua 13ª edição, sempre com a missão de apoiar grupos, coletivos e organizações de todo o país que fazem, em seus territórios, um trabalho fundamental de defesa da democracia, e têm pouco acesso a outras fontes de recursos. Clique para ler o edital e as condições para submeter projetos.
A segunda linha de ação que acabamos de lançar tem o objetivo de ajudar na busca de caminhos para o desafio de proteger a Amazônia. Neste momento, é urgente apoiar a mobilização das organizações indígenas da região. São elas que estão na base das ações de conservação da floresta e de defesa de direitos de povos tradicionais; por isso, é às organizações indígenas que se destina a linha de apoio S.O.S. Amazônia.
Por fim, também nestes últimos dias de 2019, fizemos o lançamento oficial da plataforma Brasil de Direitos, um site dedicado a conversas sobre direitos humanos. O formato é colaborativo: os conteúdos – textos, vídeos, fotos, áudios – são produzidos por organizações, grupos e coletivos apoiados pelo Fundo Brasil em todo o território nacional. Não deixe de conhecer e de compartilhar uma visão diferente.
Resultados concretos
Ao longo de 2019, o Fundo Brasil obteve resultados concretos na missão de apoiar pessoas e grupos que se dedicam ao enfrentamento ao conservadorismo extremo, que lança mão de ainda mais violência de Estado contra grupos da sociedade já vulnerabilizados. Conseguimos ampliar significativamente o apoio emergencial a defensoras e defensores de direitos humanos por meio de uma linha especial de atuação que busca dar respostas rápidas a demandas de proteção e defesa da vida de ativistas ou grupos ameaçados, por meio de redes de apoio, incidência política, assistência jurídica ou transferência temporária de endereço. Foram, no total, 45 ações de apoio emergencial durante este ano – em média, uma a cada 8 dias.
Os editais “Enfrentando o racismo a partir da base: mobilização para defesa de direitos” e “Combatendo o trabalho infantil na indústria da moda”, por sua vez, garantiram suporte às lutas de 21 grupos e coletivos, permitindo-nos contribuir de maneira substancial em outros dois temas de indiscutível importância e urgência no campo dos direitos humanos.
E ainda promovemos encontros e oficinas de formação para impulsionar o fortalecimento institucional de pequenas organizações, a articulação e a troca de conhecimento entre grupos trabalhando na defesa de direitos. Foram mais de 40 grupos nas cinco regiões do país.
Estamos cientes da responsabilidade que temos frente ao compromisso de transformar realidades no contexto em que vivemos. Agradecemos a você, que acompanhou e apoiou o nosso trabalho durante o ano de 2019, pela indispensável parceria. E, se ainda não apoia, é um prazer convidar você a fazer parte dessa missão de dar suporte a pessoas que, por todo o país, lutam diariamente por direitos para todas e todos os brasileiros.
Para saber mais sobre o nosso trabalho, pautado em transparência e informação contínua à sociedade, não deixe de acompanhar nosso site, Facebook, Instagram e Twitter.
Aproveito para desejar um fim de ano de muita harmonia e informar que o Fundo Brasil estará em recesso entre 21 de dezembro e 1 de janeiro. Muito obrigada e boas festas.
Ana Valéria Araújo
Superintendente do Fundo Brasil