
O Fundo Brasil apoia projetos de várias causas, sempre focados defesa e promoção dos direitos humanos.
Saiba maisO Fundo Brasil conta com o apoio de agências e fundações nacionais e internacionais, indivíduos e empresas.
Leia maisA pandemia de Covid-19 é mais um desses momentos de crise aguda que mostram o papel decisivo da sociedade civil organizada na busca pela garantia de direitos fundamentais e pela manutenção da vida de comunidades por todo o país. Desde o começo dela, coletivos, grupos e organizações de base rapidamente se mobilizaram para prestar ajuda humanitária a quem mais precisa.
O Fundo Brasil percebeu a necessidade urgente de apoiar este trabalho. Revisamos as prioridades e estratégias da fundação para 2020, realocamos recursos e fizemos esforços extras de captação junto a indivíduos, institutos e fundações nacionais e internacionais. Entre março e abril, construímos e lançamos a chamada para o Fundo de Apoio Emergencial Covid-19. Este fundo de resposta rápida destinou R$ 2,4 milhões para 271 iniciativas em todos os estados do país.
As ações emergenciais do Fundo Brasil para apoiar ativistas e grupos de base em suas ações de enfrentamento às consequências do novo coronavírus incluíram também o trabalho de comunicação: a página Covid-19 – Promover Direitos Humanos no Contexto da Pandemia foi lançada no começo de abril com informações sobre documentos, campanhas de arrecadação e outros editais para apoio a projetos no âmbito da pandemia. A página é atualizada continuamente – não deixe de acompanhar.
Em junho, divulgamos também o resultado do Edital Geral 2019 – Resistência, que tem como objetivo apoiar iniciativas de enfrentamento aos retrocessos que o país vivencia atualmente no campo dos direitos humanos. Este é o 13º edital geral do Fundo Brasil. Trata-se da linha de apoio que está na base da criação da fundação, e que permite identificar necessidades e propostas de atuação de grupos, coletivos e organizações que estão à frente do trabalho pelo fortalecimento dos direitos humanos no país. O valor total dos apoios é de R$ 800 mil.
Neste período, o Fundo Brasil também deu as boas-vindas à nova Superintendente adjunta, a advogada Allyne Andrade e Silva. Neste link, você pode saber mais sobre a trajetória de Allyne no campo dos direitos humanos.
A equipe do Fundo Brasil continua em trabalho remoto, atenta às necessidades do campo dos direitos humanos neste momento de pandemia, e também pensando nas futuras demandas em um cenário de desigualdades aprofundadas, como comprovam dois editais específicos lançados este mês. Direitos Humanos e Justiça Criminal vai apoiar projetos que enfrentem o problema do encarceramento em massa no país em dois eixos: uso excessivo de prisões provisórias e direitos de pessoas egressas do sistema prisional, com vistas a evitar ciclos de reencarceramento. O período de submissão de projetos para este edital está aberto – vai até 23 de setembro.
Na próxima semanas, dia 20 de agosto, lançamos o edital Enfrentando o Racismo a Partir da Base – Fortalecimento Institucional e Mobilização para Defesa de Direitos. Projetos serão recebidos até dia 21 de setembro.
Para saber mais sobre o nosso trabalho, pautado em transparência e informação contínua à sociedade, não deixe de acompanhar nosso site, Facebook, Instagram e Twitter.
Desejo saúde e serenidade a todas e todos.
Ana Valéria Araújo
Superintendente do Fundo Brasil