
O Fundo Brasil apoia projetos de várias causas, sempre focados defesa e promoção dos direitos humanos.
Saiba maisO Fundo Brasil conta com o apoio de agências e fundações nacionais e internacionais, indivíduos e empresas.
Leia maisA escalada da Covid-19 é a principal – e mais triste – notícia no Brasil de 2021. Desde que o ano começou, o número de infecções e mortes só aumentou, lançando o país em um luto contínuo e um caos social que vem exigindo, de defensoras e defensores de direitos humanos, ainda mais coragem e resiliência para lidar com as consequências dessa tragédia.
Seguindo a missão de apoiar causas urgentes lideradas por ativistas e organizações de base em todo o território do país, o Fundo Brasil se une à campanha Tem Gente Com Fome, Dá De Comer. Essa iniciativa da Coalizão Negra Por Direitos tem o objetivo de garantir alimentos a mais de 220 mil famílias em situação de extrema vulnerabilidade, durante três meses. Nossos esforços em apoio à ação da Coalizão Negra estão voltados à divulgação e captação de recursos.
Esta é a segunda grande campanha de enfrentamento à pandemia que apoiamos neste difícil 2021. De janeiro a março, nossos esforços foram direcionados a apoiar a COIAB, principal organização indígena da Amazônia brasileira, para aquisição de cilindros de oxigênio para as Casas de Saúde Indígena e cestas básicas para famílias indígenas.
Em um momento tão duro para todas e todos os brasileiros, a experiência mostra que unir forças para enfrentar a emergência salva vidas.
Paralelamente, seguimos neste primeiro trimestre com os processos de seleção de projetos para apoio em dois editais. LGBTQIA+ Defendendo Direitos dará suporte a pelo menos 20 grupos de base que promovem os direitos humanos dessa população, e terá resultados anunciados a partir do dia 20 de abril. Em junho, depois do dia 25, serão anunciados outros 20 grupos no edital 2021 – Seguir Com Direitos. Com estas duas linhas, o Fundo Brasil vai garantir R$ 1,6 milhão em apoios institucionais a grupos que seguem na missão de defender direitos humanos em uma conjuntura em que essa luta é ainda mais fundamental.
Também reforçamos nestes primeiros meses as ações de divulgação do Apoio Emergencial Defensores de Direitos Humanos. Essa linha de resposta rápida é outra contribuição do Fundo Brasil no sentido de salvar vidas: é destinada a ativistas que estão sob ameaça em função de sua atuação na defesa dos direitos humanos. Nós podemos ajudar estas pessoas a saírem do território onde se encontram ameaçadas, fazerem denúncias e buscarem suporte jurídico. Convidamos você a apoiar e divulgar essa iniciativa.
É com alegria que conto a você que, neste começo de 2021, o Fundo Brasil recebeu pela segunda vez consecutiva o Selo Doar. Trata-se de uma certificação que atesta boas práticas de gestão e transparência nas organizações sociais. No processo de avaliação feito pelo Instituto Doar, esta fundação se qualificou com o Selo A+, o parâmetro mais alto. Esta é uma garantia de que você pode confiar no nosso trabalho e nas nossas iniciativas de captação de recursos: todas as doações são direcionadas para projetos e causas indispensáveis para a defesa da democracia no nosso país.
A transparência desse trabalho também pode ser conferida diariamente em nosso site e nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
Desejo saúde e serenidade para seguir. Vamos juntas e juntos.
Muito obrigada.
Ana Valéria Araújo
Superintendente do Fundo Brasil