
O Fundo Brasil apoia projetos de várias causas, sempre focados defesa e promoção dos direitos humanos.
Saiba maisO Fundo Brasil conta com o apoio de agências e fundações nacionais e internacionais, indivíduos e empresas.
Leia maisComeço este texto de boas-vindas ao Informativo #55 do Fundo Brasil de Direitos Humanos convidando você para a leitura do nosso Relatório de Atividades de 2020. O documento acaba de ser publicado – você pode clicar aqui para acessá-lo agora mesmo – e relata a totalidade das nossas ações ao longo do ano passado. Mas, mais do que isso, ele é um registro dos processos de reflexão e das práticas que trouxeram esta fundação até o momento atual.
E o momento atual é singular no histórico do Fundo Brasil. Os aprendizados do trabalho feito em 2020 apontaram a necessidade urgente de dar suporte às organizações, grupos e coletivos de direitos humanos, profundamente afetados pela crise social pela qual passa o país. Desta forma, os objetivos centrais de parte dos nossos editais atuais estão voltados ao apoio institucional, ou seja, fortalecer as estruturas existentes e viabilizar a manutenção e a continuidade do trabalho de defesa de direitos que esses grupos de base já realizam.
Os resultados destes editais – 2021 – Seguir Com Direitos e LGBTQIA+ Defendendo Direitos – foram anunciados há pouco. São 40 organizações de direitos humanos de todo o país que receberão apoio institucional.
Para o enfrentamento às violações impostas pela pandemia de Covid-19, o Fundo Brasil mantém a estratégia de somar esforços com a base dos movimentos sociais. Neste momento, estamos engajados em captar recursos para a campanha Tem Gente Com Fome, mobilizada pela Coalizão Negra Por Direitos, que arrecada recursos para fornecimento de alimentos a mais de 220 mil famílias em situação de vulnerabilidade extrema, além de demandar dos poderes públicos o auxílio emergencial digno e a ampla vacinação..
Ao recrudescimento da violência extrema contra povos indígenas e da disputa pelos seus territórios, inclusive os demarcados, respondemos com o Apoio Emergencial – SOS Amazônia. Essa linha tem a COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), maior organização indígena da região Norte, como parceira na aprovação dos pedidos de ajuda para defesa urgente da terra e dos povos. Os apoios são para organizações indígenas na região amazônica.
Paralelamente, o Fundo Brasil vai lançar em breve outro fundo emergencial e de resposta rápida, em parceria com a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), que dará suporte a lideranças indígenas ameaçadas em todo o país, inclusive localidades urbanas. Já as defensoras e defensores de direitos humanos não-indígenas podem acessar um fundo emergencial específico para a proteção dessas pessoas, disponível em nosso site.
Com estas ações, buscamos apoiar com o máximo de nossa capacidade o fortalecimento da sociedade civil organizada e as lutas por direitos básicos, das quais não podemos abrir mão em um momento tão grave no país. Este trabalho é feito com diálogo contínuo com movimentos e organizações – para que nossas ações sejam respostas efetivas às necessidades de quem apoiamos – e com absoluta transparência. Além do Relatório de Atividades 2020, convido você a acompanhar o Fundo Brasil também por meio de nosso site e redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
Seguimos juntas e juntos.
Muito obrigada.
Ana Valéria Araújo
Superintendente do Fundo Brasil