
O Fundo Brasil apoia projetos de várias causas, sempre focados defesa e promoção dos direitos humanos.
Saiba maisO Fundo Brasil conta com o apoio de agências e fundações nacionais e internacionais, indivíduos e empresas.
Leia maisComeço este Informativo #56 do Fundo Brasil de Direitos Humanos com uma notícia festiva. Neste ano de 2021 – mais precisamente, em dezembro – esta fundação completa 15 anos de existência.
Essa data está sendo lembrada e celebrada com várias ações, que se estenderão até dezembro. Convido você a assistir ao vídeo “No Fundo, Eu Sou Você” que mostra a essência desses 15 anos resistindo com quem resiste.
Diante da grave crise social em que o nosso país se encontra, estamos cientes de que o nosso papel de apoiar a sociedade civil organizada em sua luta por direitos é ainda mais relevante. Por isso, quero aqui contar que são mais de 880 projetos apoiados ao longo de nossa trajetória, de grupos de base e ativistas de todo o país que, com seu trabalho, transformam vidas e fortalecem a democracia.
As ações para celebrar os 15 anos se estenderão até a semana dos Direitos Humanos, em dezembro. Estão previstos um ciclo de debates e uma publicação para refletir sobre o percurso dos direitos humanos ao longo desses 15 anos no país, bem como sobre as perspectivas de futuro nesse campo. Além, é claro, de lançamentos de editais. Convido você a acompanhar essas ricas e inspiradoras conversas, que contarão com contribuições de ativistas de todo o país. Nas próximas semanas, divulgaremos datas, horários e mais detalhes.
No trimestre que passou, o Fundo Brasil se uniu ao Fundo Baobá para a Equidade Racial e ao Fundo Casa Socioambiental para formar a Aliança entre Fundos, uma ação inovadora de filantropia colaborativa que contribui para o avanço do campo da filantropia de justiça social no Brasil. Por meio dessa aliança, as três fundações unem suas experiências para ampliar a captação de recursos e destiná-los a grupos e comunidades especialmente vulnerabilizados. Os primeiros apoios são voltados a povos indígenas e comunidades quilombolas.
Nosso primeiro edital no contexto da Aliança entre Fundos, Em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, foi lançado e teve seu período de inscrições nos meses de setembro e outubro. As organizações e comunidades indígenas que receberão suporte do Fundo Brasil serão anunciadas em dezembro.
Ainda na pauta indígena, apoiamos ações da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) durante as articulações de centenas de povos indígenas que foram a Brasília, em agosto e setembro, pressionar contra a tese do marco temporal, que limita os direitos desses povos às suas terras ancestrais. Mais de 11 mil indígenas estiveram na capital federal durante as semanas de mobilizações.
Iniciamos um ciclo de encontros entre organizações parceiras na linha programática de Justiça Criminal, voltado ao fortalecimento institucional. Os Diálogos em Justiça Criminal seguem até junho de 2022 com participações de cerca de 30 grupos e atividades de compartilhamento de experiências, monitoramento, formação e articulação. Outro processo formativo começa este mês, voltado especificamente para os projetos apoiados no edital Enfrentando o Racismo a Partir da Base, com foco em planejamento estratégico.
Termino esta mensagem agradecendo a você que acompanha e acredita no trabalho do Fundo Brasil. O seu apoio é decisivo para a realização da missão desta fundação, e ajuda a transformar vidas de milhares de pessoas por todo o país. Continue a caminhar com a gente!
Para se informar continuamente sobre os resultados e a transparência do nosso trabalho, acompanhe os nossos canais: site, Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn.
Mais uma vez, muito obrigada. No Fundo, nós somos você!
Ana Valéria Araújo
Superintendente do Fundo Brasil