
O Fundo Brasil apoia projetos de várias causas, sempre focados defesa e promoção dos direitos humanos.
Saiba maisO Fundo Brasil conta com o apoio de agências e fundações nacionais e internacionais, indivíduos e empresas.
Leia maisOlá!
Começo essa nossa última conversa do ano com uma boa notícia. O Fundo Brasil encerra 2021 lançando quatro editais para apoiar a luta pelos direitos humanos no país. Juntas, as chamadas públicas irão selecionar pelo menos 88 projetos e grupos que lutam pelos direitos humanos para receber recursos totais da ordem de R$ 4,7 milhões. Neste nosso Informativo #57, você encontra links para entender o foco de cada um desses editais e os critérios para inscrição e seleção de propostas.
Esse volume de novos apoios se mostra especialmente estratégico no contexto de um ano que será marcado pelo processo eleitoral mais complexo e decisivo desde a redemocratização do Brasil. Defender a Constituição de 1988, bem como reverberar a voz dos segmentos mais negligenciados da sociedade brasileira, aqueles que se veem continuamente ameaçados ao menor sinal de crise, é uma tarefa urgente.
Neste sentido, o Fundo Brasil também acaba de anunciar o resultado da seleção de projetos do edital Em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas. Esse edital foi lançado no âmbito da Aliança entre Fundos, iniciativa de filantropia colaborativa que nos une ao Fundo Baobá para a Equidade Racial e ao Fundo Casa Socioambiental com objetivo de avançar no campo da filantropia de justiça social no Brasil por meio de captação de recursos. As primeiras chamadas de projetos e consequentes apoios são voltados a povos indígenas e comunidades quilombolas.
Tudo isso acontece como parte das ações que marcam os 15 anos do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Neste Informativo #57 você também pode saber sobre todas as demais atividades com as quais celebramos o nosso aniversário. Esta fundação foi criada a partir do entendimento de que era preciso construir uma entidade apoiadora com experiência e olhar locais, enraizados no nosso próprio país, e com capilaridade profunda, para que ativistas e movimentos sociais pudessem fazer avançar no Brasil suas pautas relacionadas à justiça social. Quinze anos depois, é com satisfação que olhamos para este percurso e constatamos que a ideia original se mostrou eficaz e orientou um trabalho capaz de responder de forma consistente às demandas mais urgentes do tempo presente, olhando para o futuro.
Alguns dos resultados desse trabalho você pode conhecer na revista Resistindo Com Quem Resiste, que acabamos de lançar. A revista fala de como mensuramos impactos em um movimento crescente e estruturante no campo da defesa de direitos.
Antes de encerrar, comunico que o Fundo Brasil de Direitos Humanos estará em recesso de 23 de dezembro a 3 de janeiro. Em 4 de janeiro, nossa equipe volta às atividades, com fôlego renovado para seguir apoiando a luta por direitos humanos no país.
Até lá, você pode continuar se informando sobre as nossas atividades por meio dos nossos site, Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn. Estes canais de informação também divulgarão, neste período, mais informações sobre os editais com inscrições abertas. Convidamos você a saber mais detalhes, conhecer os critérios e, se for o caso, enviar os seus projetos.
Termino agradecendo a você que acompanha e acredita no trabalho do Fundo Brasil. O seu apoio é decisivo para a realização da missão desta fundação e ajuda a transformar vidas de milhares de pessoas por todo o país. A nossa história de 15 anos é construída com a participação de cada uma das pessoas que colaborou e contribuiu para o avanço do nosso trabalho. Continue a caminhar com a gente!
Desejamos a você um bom fim de ano. Mais uma vez, muito obrigada. No Fundo, nós somos você!
Ana Valéria Araújo
Superintendente do Fundo Brasil