Notícias

Conheça Brasil de Direitos, plataforma de conteúdo sobre direitos humanos

Iniciativa do Fundo Brasil, site traz reportagens, análises e materiais explicativos produzidos por organizações de todo o país

10 dezembro 2019

- por Rafael Ciscati -

Que mundo você quer construir?  Na noite de quinta-feira, 5 de dezembro, o Fundo Brasil lançou, em show no Sesc Belenzinho, em São Paulo, a plataforma Brasil de Direitos, espaço online colaborativo que nasce com a ambição de ajudar a encontrar caminhos viáveis para responder a esta pergunta — e de efetivamente contribuir na construção de um mundo mais justo e inclusivo.

A Brasil de Direitos é um portal colaborativo, criado em parceria com organizações de defesa de direitos do país inteiro. Na plataforma, grupos, coletivos e ativistas contam suas histórias, falam sobre os rumos de seus projetos, analisam temas da atualidade e discutem o cenário político brasileiro. Em resumo, falam sobre o mundo que trabalham, diariamente, para construir. Lançada às vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), a Brasil de Direitos quer estimular debates sobre direitos fundamentais, e informar a respeito da importância da sociedade civil organizada para o fortalecimento da democracia. O lançamento público do site foi marcado pela divulgação, durante o show, de um vídeo-manifesto (clique para assistir).

Cenário difícil
A Brasil de Direitos surge em um momento especialmente delicado para ativistas: foram 57 assassinatos em 2017. A falta de conhecimento é outra dificuldade a ser enfrentada: segundo uma pesquisa do instituto Ipsos, feita a partir de entrevistas em 28 países e divulgada em dezembro de 2018, quase 40% da população global é refratária às discussões sobre direitos humanos. Na opinião dos entrevistados, os únicos que se beneficiam dos direitos humanos são “criminosos e terroristas”. O acesso à informação de qualidade pode contribuir para reverter esse cenário.

Fundo Brasil lança edital e site em show com a Orquestra Profunda de Delicadeza

Além de informar, a Brasil de Direitos será um polo de discussão. O site é dividido em duas grandes áreas: um ambiente público, acessível a todos os interessados na temática dos direitos humanos. E uma área restrita. Na primeira, estão disponíveis notícias, artigos, informes sobre eventos e uma relação das organizações que participam do projeto. São grupos que lutam contra o racismo, pelos direitos de mulheres, populações indígena e LGBTI+, que debatem temas de grande relevância como u encarceramento em massa e os direitos dos migrantes.

Já na área restrita, acessível somente por meio de um login, os membros das organizações apoiadas pelo Fundo Brasil podem trocar informações de maneira segura. Com isso, o site pretende ser um instrumento capaz de facilitar o diálogo e o trabalho em rede entre grupos dispersos por todo o país.

Fundo Brasil vai doar R$ 800 mil para impulsionar defesa de direitos pelo país

O desenvolvimento da plataforma contou com contribuições de mais de uma dezena de organizações, que ajudaram a desenhar o perfil editorial do site e pensar estratégias de divulgação. Ao longo dos últimos cinco meses, esse esforço conjunto incluiu a realização de reuniões de pauta periódicas, e resultou na produção de mais de 30 conteúdos para a área pública do site. Textos com perfil diverso: análises, artigos de opinião, notícias e conteúdos explicativos. Todo o material é publicado sob a licença Creative Commons CC.BY.4.0, podendo ser reproduzido, desde que citada a fonte.

Para Amanda Rodrigues, pesquisadora do Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC) e colaboradora da plataforma, a Brasil de Direitos é uma ferramenta da qual as organizações apoiadas pelo Fundo Brasil poderão se apropriar, de modo a facilitar a comunicação com a sociedade: “Cabe agora às organizações, em conjunto, apontar que caminhos esse projeto pode trilhar”, afirma.

A expectativa é de que a Brasil de Direitos se torne uma referência — para interessados nos temas dos direitos humanos e para comunicadores — capaz de contribuir, com informação de qualidade, para o fortalecimento do campo dos direitos humanos no Brasil.

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais