Revistas, sites e outras plataformas de mídia da Abril divulgam este mês a campanha institucional do Fundo Brasil de Direitos Humanos vencedora do Prêmio Jovens Criativos, uma das categorias do Prêmio Abril de Publicidade 2014.
Criada pelos jovens profissionais Alexandre de Oliveira Siqueira e Rodrigo Soares Pires, a campanha compartilha notícias reais, publicadas em revistas Abril. A peça é assinada com a frase: “Já tem muita gente atrapalhando. Ajude a construir um país melhor”.
O Fundo Brasil foi a instituição escolhida pelo Prêmio Abril de Publicidade para a criação da campanha na categoria Jovens Criativos, criada em 2014. Os participantes foram orientados a dar visibilidade ao tema, mostrando a importância da atuação da fundação na sociedade civil organizada em defesa dos direitos humanos.
“Antes de tudo, tivemos a vontade de fazer algo relevante”, conta Rodrigo, formado em propaganda e um dos criadores premiados. “O conceito principal da campanha foi definido quando focamos em alertar sobre a quantidade de acontecimentos que ferem os direitos humanos e como isso é recorrente no nosso cotidiano”.
Formado em publicidade e propaganda e bolsista no curso de redação publicitária da Miami Ad School/ESPM Rio, Alexandre conta que o processo de criação começou a partir da vontade de quebrar a barreira que separa organizações de direitos humanos do público em geral. Ele lembra que no processo de criação foi possível perceber como ainda é grande o número de pessoas que desrespeitam os direitos humanos.
“As notícias das publicações da Abril foram uma fonte perfeita para provar nosso argumento. No final, tínhamos um pretexto crível o bastante para sensibilizar apoiadores e uma ideia criativa o suficiente para chamar a atenção e conquistar voluntários”, diz.
Duzentos e seis estudantes ou jovens publicitários fizeram inscrição no prêmio e desenvolveram campanhas de acordo com o briefing encaminhada pela equipe do Fundo Brasil. Desse total, 23 foram selecionados pela Abril e submetidos a uma banca examinadora, que contou com a participação de representantes da fundação.
Foram escolhidas as sete campanhas mais criativas e eficazes, de acordo com o briefing. Dessas, três foram finalistas e uma vencedora. A campanha vencedora é, ao mesmo tempo, simples e contundente.
As campanhas foram criadas com layouts para anúncios de páginas duplas e simples em revistas, anúncios no formato banner em sites, vinhetas de 15 segundos em mídia digital e anúncio de páginas duplas e simples no tablet.
Carreira
Para Rodrigo e Alexandre, o prêmio é um marco importante em suas carreiras. Eles tiveram a oportunidade de participar do Festival de Cannes, o que abriu novos horizontes profissionais.
“A participação no festival mostrou que com muito trabalho e esforço podemos chegar lá”, afirma Rodrigo. “Estar no polo criativo do mundo durante uma semana e ver diversos cases e profissionais incríveis é inspirador”.
Para Alexandre, o prêmio representa um salto na carreira. Ele cita a visibilidade proporcionada e a oportunidade de ir para Cannes.
“A participação abriu novos horizontes na profissão e mostrou que com muito esforço é possível participar de grandes projetos e colocar ideias boas na rua”.
Veja a campanha aqui