Em meio ao isolamento e aos desafios à saúde e à sobrevivência de grande parcela da população impostos pela Covid-19, o dia 5 de maio, próxima terça-feira, será um momento de solidariedade. Chamada no Brasil de #DiadeDoarAgora e no mundo de #GivingTuesdayNow, a ação planetária tem o objetivo de mobilizar um grande volume de doações para o combate às consequências do novo coronavírus.
O Fundo Brasil participa da ação com o objetivo de ampliar a capacidade de apoio a pedidos enviados ao Fundo Emergencial: Covid-19, que recebeu mais de 2.300 solicitações de ajuda a comunidade e pessoas em todo o país.
O Dia de Doar Agora acontece pela primeira vez. É um desdobramento do Dia de Doar (Giving Tuesday), que nasceu em 2012 nos Estados Unidos e ocorre todos os anos na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças, em novembro.
O objetivo, com a nova data, é mobilizar com urgência um grande volume de recursos para apoiar as populações mais vulneráveis à pandemia.
No Brasil, o Dia de Doar Agora é organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, que reúne pessoas ligadas a organizações da sociedade civil ou à defesa dos direitos fundamentais da cidadania.
Iniciativa do Fundo Brasil. O Fundo de Apoio Emergencial: Covid-19 tem um aporte inicial de R$ 535.000,00, suficientes para apoiar até 70 iniciativas de enfrentamento ao novo coronavírus de ativistas e grupos de base em todo o país.
Desde o lançamento desta linha de apoio, a expectativa é ampliar a capacidade de destinar recursos às populações que mais necessitam. Todos os esforços de captação de recursos do Fundo Brasil estão atualmente voltados a este objetivo.
O Dia de Doar Agora será um importante momento para que qualquer pessoa possa se unir a este esforço coletivo de combate à pandemia.
“Nossas ações contra a Covid-19 começaram há mais de um mês”, contou Débora Borges, gerente de Relacionamento com a Sociedade do Fundo Brasil. “Neste sentido, a proposta do Dia de Doar Agora é celebrar as doações já recebidas, que nos deixam muito felizes porque mostram que somos, sim, um povo solidário e podemos nos unir nesta crise.”
“Mas também precisamos chamar muito mais pessoas para fazerem suas doações, já que um enorme número de brasileiras e brasileiros está com a saúde e a sobrevivência ameaçadas neste exato momento. É urgente ajudar, precisa ser hoje, agora”, completou.
Doar para o Fundo de Apoio Emergencial: Covid-19 é simples e rápido: basta acessar este link. Para compartilhar a campanha nas redes sociais, use as hashtags #diadedoar, #diadedoaragora, #eudoei e #orgulhodeserdoador.
No site do Dia de Doar Agora é possível ver um mapa com ações solidárias contra o coronavírus por todo o planeta.