
A linha especial de apoio oferecida pelo Fundo Brasil tem o objetivo de fortalecer organizações que atuam no campo da Justiça Criminal com a intenção de implementar e transformar políticas públicas. O trabalho das organizações inclui atividades de documentação e monitoramento de informações, campanhas, advocacy, litigância, assessoria técnica e pesquisa aplicada. Por meio de chamada especial veiculada por carta-convite, as organizações apresentaram projetos, que foram analisados e aprovados por especialistas no tema.
Uma parceria entre o Fundo Brasil e a OAK Foundation possibilita o apoio a projetos voltados ao combate às violações de direitos humanos de pessoas encarceradas sob o regime de prisão provisória. A parceria tem como destaque o apoio a projetos de médio e grande porte, por períodos maiores do que um ano. Para tanto foi criada uma linha especial de apoio com algumas características diferentes daquelas encontradas nos processos conduzidos via editais. As iniciativas são escolhidas por cartas-convite, após passarem por análises de especialistas independentes.
Conheça os projetos apoiados em 2014
Conheça os projetos apoiados em 2017/2018
O Fundo Brasil inaugurou uma parceria com a Open Society Foundations no campo da Justiça Criminal. Neste caso, o objetivo é apoiar iniciativas que enfrentem as violações de direitos humanos no regime de prisão provisória, com um recorte que permite o olhar específico para a prática de racismo, além de foco geográfico na região nordeste do país. Por meio de chamada especial veiculada por carta-convite, cinco organizações apresentaram projetos, que foram analisados e aprovados por especialistas no tema.
O projeto “Fortalecendo o protagonismo de redes e articulações na promoção de direitos humanos no Brasil”, realizado pelo Fundo Brasil com o patrocínio da Petrobras, foi desenvolvido com o objetivo de desenvolver estratégias de comunicação para ampliar o alcance das ações de grupos que defendem os direitos humanos no país.