Conheça a nossa missão, o nosso impacto e a equipe
Saiba mais
Encontre as vagas em aberto para trabalhar no Fundo Brasil
Saiba mais
Fortalecemos a sociedade civil organizada brasileira para a promoção e a defesa dos direitos humanos
Saiba mais



Confira os editais gerais e temáticos



Fundos de resposta rápida



Apoios diretos para iniciativas estratégicas



Para diálogo e aprendizado



Acompanhamento individual a projetos



Covid-19, Programa Rio Doce e outros



Filantropia colaborativa

Pesquise a lista completa ou por tema de interesse
Saiba mais


O caminho para o enfrentamento às mudanças climáticas passa por ouvir e apoiar diretamente os povos e as comunidades que desde sempre habitam e manejam territórios com respeito ao meio ambiente e ao bem viver das pessoas.
Com esse entendimento, o Fundo Brasil lançou Raízes – Fundo de Justiça Climática para Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, com recursos provenientes de doação de filantropia internacional, e com o objetivo de centralizar e ampliar a nossa contribuição para a luta por direitos e justiça climática e ambiental na Amazônia e fora dela, alcançando comunidades e soluções em todos os biomas do país. O Raízes tem se mobilizado para alcançar novos recursos, visando expandir seu alcance e dar conta deste desafio. Atualmente, o Raízes tem também o apoio do Instituto Itaúsa.
Com um olhar interseccional, a iniciativa fortalece grupos, coletivos, povos, comunidades e organizações, por meio de apoio financeiro estratégico a ações de defesa de direitos territoriais, proteção de recursos naturais e de alternativas produtivas, formação e treinamento, promoção de articulação e da participação ativa de povos e comunidades tradicionais nos debates sobre os temas de justiça ambiental e climática.

Chamadas exclusivas para povos indígenas, comunidades tradicionais e quilombolas
Os emergenciais do Raízes são fundos de resposta rápida específicos para lideranças de povos indígenas e de comunidades tradicionais que estejam enfrentando situações de grave ameaça decorrente de sua atuação na defesa de seus povos, comunidades e territórios.
O objetivo é possibilitar a criação ou o aperfeiçoamento de medidas de segurança individual ou coletiva, de fortalecimento de redes de solidariedade e de proteção do território.
