Prêmio Fotográfico

Realização

Fundo Brasil de Direitos Humanos

Apoio

Fundação Tide Setubal

Combater os retrocessos
Existir e resistir à retirada de direitos

O ano de 2019 tem sido marcado por um aprofundamento dos ataques aos direitos humanos. Ataques que vêm na forma de discursos de autoridades contra ativistas e organizações, e também concretizados em propostas que visam a retirada de direitos da cidadania. Meio ambiente, populações tradicionais, juventude negra e periférica, pessoas LGBTs e mulheres são segmentos da população sob pressão e ameaça.

Mas, diante do cenário difícil, grupos, organizações e coletivos de defensoras e defensores de direitos reimaginam estratégias, criam formas de se mobilizar e resistir. Encontros, reuniões, levantamentos de dados, educação popular, ações de comunicação e até festa: a luta pela defesa e promoção dos direitos humanos tem variados formatos e acontece por todo o país.

Para destacar a diversidade e a força das lutas e reforçar a importância das imagens como ferramentas para a promoção de direitos, o Fundo Brasil de Direitos Humanos lança o Prêmio Fotográfico “Combater os Retrocessos”. O concurso é aberto à participação de grupos, coletivos, organizações e pessoas apoiadas pelo Fundo Brasil durante os 13 anos de atuação da fundação. Vai premiar as três melhores imagens, escolhidas em votação popular.

Atenção!

Leia o regulamento. Isso é importante para decidir se concorda com todas as regras apresentadas.

• Não se esqueça de preencher todos os campos da ficha de inscrição.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Regulamento

1 – SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio Fotográfico “Combater os Retrocessos” é destinado a organizações, grupos, coletivos e pessoas que têm ou já tiveram projetos apoiados pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos ao longo dos 13 anos da história da fundação. Tem como objetivos destacar a importância da fotografia para a promoção e a defesa dos direitos humanos, e reconhecer talentos entre defensoras e defensores de direitos apoiados pelo Fundo Brasil.

Cada participante pode inscrever até cinco imagens, que devem abordar temas ligados aos direitos humanos no Brasil, preferencialmente ligados aos projetos desenvolvidos pelas organizações, grupos e coletivos.

2 – PARTICIPANTES

Podem participar todas as pessoas, organizações, grupos e coletivos já apoiados pelo Fundo Brasil, de todo o país. É vetada a participação de funcionários, conselheiros/as e diretores/as do Fundo Brasil.

3 – O TRABALHO

Cada participante poderá inscrever até cinco fotos para participar do concurso. As imagens podem ser produzidas utilizando máquinas fotográficas, celulares ou tablets. As fotos não podem apresentar efeitos de manipulações digitais, como borda, distorções e inserções posteriores ao momento em que foi feita a foto.

4 – COMO PARTICIPAR

As inscrições devem ser feitas no período de 26 de agosto de 2019 a 27 de outubro de 2019. As inscrições e o envio das fotos serão feitos pela internet. Os/as participantes devem baixar a ficha de inscrição e a autorização de uso de imagem das pessoas fotografadas, preencher os dois documentos e, em seguida, enviar para o Fundo Brasil. O envio dos documentos preenchidos e das fotos deve ser feito pelos campos da ficha de inscrição desta página (no alto, à direita).

As inscrições são gratuitas.

Ao se inscreverem, todos os participantes aceitarão automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.

5 – COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora das dez melhores fotos será formada por profissionais reconhecidos/as da fotografia e convidados/as pelo Fundo Brasil para analisar as imagens recebidas. Depois disso, as dez melhores fotos serão submetidas a uma votação popular, por meio do Facebook.

6 – PRÊMIOS

O júri popular vai escolher três imagens para serem premiadas em primeiro, segundo e terceiro lugar. Os/As vencedores/as receberão do Fundo Brasil, como prêmios, equipamentos fotográficos.

7 – RESULTADO

O resultado final será divulgado por meio do site do Fundo Brasil (https://fundobrasil.org.br), até a primeira quinzena de dezembro de 2019.

Os prêmios são intransferíveis e não podem ser convertidos em dinheiro.

Os/As premiados/as receberão também um certificado.

Cada participante somente será premiado/a uma única vez, não podendo ter duas fotos premiadas.

8 – DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens enviadas para o concurso poderão ser utilizadas pelo Fundo Brasil em seus produtos de comunicação, captação e documentação. Todo o material divulgado fica sob a licença Creative Commons CC.BY.4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), podendo ser reproduzido sem autorização prévia do Fundo Brasil de Direitos Humanos, desde que citada a fonte original, inclusive autor da foto, quando for o caso. Obras derivadas devem ser licenciadas também em CC.BY.4.0.

9 – DISPOSIÇÕES FINAIS

A premiação atribuída aos trabalhos não será suscetível de recursos ou impugnações.

A Comissão Julgadora é soberana e compete a ela avaliar e resolver os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso.

O não cumprimento de qualquer regra deste regulamento poderá causar, a critério da organização, a desqualificação das fotografias inscritas e, consequentemente do respectivo participante.

O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação e concordância com todos os itens deste regulamento.

As fotografias não serão devolvidas.

Todas as fotografias, premiadas ou não, serão incluídas no acervo do Fundo Brasil, podendo ser utilizadas pelos promotores do concurso, em qualquer forma, tempo ou lugar, sem obrigação de cachês, taxas ou direitos para os autores, comprometendo-se a publicar sempre o nome do autor dos trabalhos.

Dúvidas serão respondidas somente por e-mail. Favor escrever para informações@fundobrasil.org.br.

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais